Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Instalação: Ponto de rede LOCAL

Em cada computador onde o módulo do ERP e-Suite tiver que ser utilizado (executado), deve ser feita uma instalação específica, que instalará somente os arquivos necessários para cada situação. O acesso ao banco de dados dos módulos do ERP e-Suite é feito somente via TCP/IP, e não através de compartilhamento de pastas. O primeiro passo para realizar a instalação de um módulo do ERP e-Suite é fazer o download da versão mais recente do programa de instalação do respectivo módulo que precisa ser instalado. Sempre que for necessário, faça o download do programa de instalação novamente, pois assim, você estará instalando a versão mais recente que estiver disponível.

Informações importantes

ATENÇÃO A versão de nível Comercial dos módulos do ERP e-Suite só poderá ser instalada em redes locais. O servidor (computador onde está ou será instalado o banco de dados do módulo do ERP e-Suite) deve ter endereço TCP/IP nas faixas 10.x.x.x (classe A), 176.x.x.x (classe B) ou 192.168.x.x (classe C). Se o servidor (computador onde está ou será instalado o banco de dados) não tiver uma destas faixas de endereço TCP/IP de rede local, os pontos de rede não conseguirão se conectar ao servidor e a utilização em rede local não poderá ser feita. Se o servidor atual não tiver nenhum destes endereços TCP/IP (e se o endereço TCP/IP do servidor não puder ser alterado), avalie a possibilidade de transferir a instalação do banco de dados para algum outro computador. Solicite as orientações ao suporte da Techmundi Software, antes de realizar qualquer procedimento.
A versão de nível Corporativo dos módulos do ERP e-Suite podem ser instaladas em qualquer faixa de endereço TCP/IP no servidor, e por isso, podem ser instaladas em redes locais ou redes remotas.

Instruções

  • Faça o download do arquivo e salve-o em uma pasta temporária no computador.
  • Não execute o arquivo diretamente, porque isto não funciona.
  • Não salve o arquivo na pasta "Desktop" do computador.
  • Após o download, execute o programa de instalação, clicando nele duas vezes.
  • Siga as instruções de cada etapa do programa de instalação.

Observações

  • O programa de instalação já instala o gerenciador do banco de dados Firebird na versão necessária.
  • Para instalar os softwares em Windows de 32 bits, geralmente é necessário utilizar somente o programa de instalação.
  • Para instalar os softwares em Windows de 64 bits, recomendamos fazer a instalação do gerenciador do banco de dados separadamente no servidor, conforme o tutorial neste endereço. Para instalar nos pontos de rede local, é necessário utilizar somente o programa de instalação.

Instruções para instalação

figura 1
figura 1
Etapa 1 Execute o programa de instalação. Você verá uma tela semelhante à figura 1.
IMPORTANTE Se a tela de instalação do módulo e-Suite não for parecida com a figura 1 ou se o programa de instalação apresentar algum problema (como mensagens de erro), você deve fazer o download do programa de instalação da versão desejada novamente, e deve anotar em que pasta o arquivo do programa de instalação está sendo salvo para executá-lo posteriormente.

figura 2
figura 2
Etapa 2 Neta etapa (figura 2), será apresentado o Contrato de Licença de Uso do software, que você deve ler, entender e aceitar para prosseguir com a instalação do módulo e-Suite.
IMPORTANTE Se você não concordar com algum termo ou cláusula deste contrato, você não deve prosseguir com a instalação do software. Se você não ler, não entender ou não concordar com todos os termos deste contrato e mesmo assim, marcar a opção de aceite dos termos do contrato, não serão aceitas reclamações posteriormente, porque o software só será instalado se você marcar a opção que confirma a sua aceitação dos termos do contrato.

figura 3
figura 3
Etapa 3 Nesta etapa (figura 3) serão apresentadas instruções básicas sobre o software. Um arquivo contendo estas mesmas instruções, será salvo na mesma pasta de instalação do módulo e-Suite, portanto, você pode deixar para lê-lo depois, se desejar.

figura 4
figura 4
Etapa 4 Nesta etapa (figura 4) será perguntado em que pasta deverá ser feita a instalação do módulo e-Suite. É extremamente recomendado manter a pasta sugerida ("c:\eSuite" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas\eSuite" no Windows 2000, XP ou 2003 ), pois o suporte levará em consideração que esta foi a pasta utilizada na instalação, para fornecer orientações aos usuários.
IMPORTANTE Se o software for instalado em outra pasta, é dever do usuário saber informar em que pasta o software foi instalado para que o suporte possa lhe fornecer as orientações corretas.

figura 5
figura 5
Etapa 5 Nesta etapa (figura 5), serão exibidos os tipos de instalação disponíveis. Escolha a opção "Instalação em ponto de rede LOCAL" e clique o botão "Avançar".
IMPORTANTE Uma instalação de ponto de rede local deve ser feita somente quando for necessário instalar um ponto de rede dentro das dependências físicas do proprietário da licença, para que este ponto de rede acesse o banco de dados via TCP/IP, no servidor, e manuseie as mesmas informações, no mesmo banco de dados central do proprietário da licença.

figura 6
figura 6
Etapa 6 Nesta etapa (figura 6), você poderá indicar se o programa de instalação deverá criar os ícones para execução do módulo e-Suite.

figura 7
figura 7
Etapa 7 Nesta etapa (figura 7) você deve fornecer os dados do servidor onde o banco de dados está instalado. Todos os dados solicitados devem ser obtidos no servidor onde se encontra o banco de dados do módulo e-Suite.
IMPORTANTE Esta tela será apresentada somente se você escolher o tipo de instalação para ponto de rede LOCAL ou ponto de rede REMOTO.

Os dados do servidor, solicitados na instalação de um ponto de rede LOCAL ou REMOTO (figura 7), são:

Endereço TCP/IP do SERVIDOR - Você deve informar o endereço TCP/IP do servidor. Se você estiver instalando a versão Comercial, o endereço TCP/IP de rede local do servidor deve estar nas faixas 10.x.x.x (classe A), 176.x.x.x (classe B) ou 192.168.x.x (classe C). Esta é uma restrição da versão Comercial para garantir o uso do software somente em rede local. Se você estiver instalando a versão Corporativa, não haverá nenhuma restrição quanto ao endereço TCP/IP do servidor, que pode ser local ou remoto.

Nome de rede do SERVIDOR - É o nome de rede que está atribuído ao servidor, no sistema operacional. Este nome de rede será utilizado para compor o caminho da pasta dos relatórios. Caso não seja possível acessar os relatórios usando o nome de rede do servidor, será possível fazer o compartilhamento/mapeamento de unidade e alterar as informações de conexão com o banco de dados posteriormente.

IMPORTANTE: Nas versões mais recentes, a informação de "Nome de rede do SERVIDOR" não é mais requerida.

Caminho de instalação do banco de dados (no SERVIDOR) - É a pasta (caminho completo) local onde o banco de dados foi instalado no servidor. Se o software foi instalado na pasta padrão, no servidor, basta manter o caminho sugerido.


figura 8
figura 8
Etapa 8 Nesta etapa (figura 8), você poderá conferir as informações de instalação e clicar o botão "Instalar" para iniciar a instalação. Basta aguardar o término do processo de instalação e ao final, executar o módulo e-Suite.

IMPORTANTE A causa mais comum para que um ponto de rede não consiga acessar o banco de dados no servidor é o firewall (do Windows) habilitado ou não configurado no servidor. Se você receber uma mensagem de erro "Não foi possível conectar o banco de dados do sistema..." ao tentar executar o módulo e-Suite no ponto de rede, tente desabilitar o firewall (do Windows) no servidor e repita a operação. Se a operação for bem sucedida com o firewall do Windows desabilitado no servidor, você deve configurar o firewall do Windows para aceitar entrada de dados, via TCP/IP na porta 3050.