Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Instalação: Ajustar o caminho dos relatórios

ATENÇÃO A partir da versão mais recente, publicada em 13/09/2015, o módulo e-Suite passou a utilizar um novo sistema de gravação e leitura de leiautes de relatórios, que passaram a ficar gravados no banco de dados em uso e não mais em arquivos externos. Com este procedimento, a configuração de pasta (caminho) dos relatórios, para acessar arquivos externos (com extensão ".fr3"), deixou de ser utilizada. Todos os clientes que possuem licenciamento ativo do módulo e-Suite, podem fazer a atualização para a versão mais recente sem nenhum custo extra. Se a versão do módulo e-Suite em uso na sua empresa ainda não foi atualizada, considere fazer esta atualização, pois em breve estas orientações serão removidas e este tutorial deixará de existir. Em caso de quaisquer dúvidas, entre em contato com a Techmundi Software.

Todos os módulos e-Suite, são instalados com um aplicativo chamado "eSuiteEditorConexao.exe". Este é o software que deve ser utilizado para editar (alterar) as informações de conexão ao banco de dados e de caminho dos relatórios dos módulos e-Suite, pois estas informações de conexão são criptografadas para aumentar a segurança das suas informações. O "eSuiteEditorConexao.exe" é instalado na mesma pasta padrão de instalação dos módulos e-Suite, ou seja, em "c:\eSuite" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas\eSuite" no Windows 2000, XP ou 2003 .

Informações importantes
  • Estas instruções assumem que você manteve a pasta padrão de instalação, sugerida durante a instalação do módulo e-Suite, ou seja, em "c:\eSuite" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas\eSuite" no Windows 2000, XP ou 2003 .
  • Se o módulo e-Suite tiver sido instalado em outra pasta, diferente da sugerida durante a instalação, é o usuário que tem o dever de ajustar as informações para que fiquem corretas.

Instruções

O que deve ser feito no servidor

  1. Compartilhe a pasta "c:\eSuite" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas\eSuite" no Windows 2000, XP ou 2003 para leitura e escrita, e para o usuário "Todos", se for necessário.
  2. Caso você não consiga compartilhar a pasta informada, poderá ser criada uma pasta que todos os computadores da rede consigam acessar, para que todos os pontos de rede consigam ler os dados dos arquivos de leiaute dos relatórios nesta pasta.

O que deve ser feito nos pontos de rede...

  1. Mapeie uma unidade de rede (com a letra "R:", por exemplo) que aponte para a pasta "c:\eSuite" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas\eSuite" no Windows 2000, XP ou 2003 , previamente compartilhada no servidor.
  2. Feche o módulo e-Suite, se ele estiver sendo executado ou se estiver minimizado.
  3. Execute o aplicativo "c:\Arquivos de programas\eSuite\eSuiteEditorConexao.exe" (no Windows 2000, XP ou 2003) ou "c:\eSuite\eSuiteEditorConexao.exe" (no Windows Vista, 2008, 7, 8.x ou posteriores) .
  4. Clique o botão "Abrir...".
  5. Escolha o arquivo local chamado "c:\Arquivos de programas\eSuite\eSuite.dbx" (no Windows 2000, XP ou 2003) ou "c:\eSuite\eSuite.dbx" (no Windows Vista, 2008, 7, 8.x ou posteriores) e clique o botão "Abrir".
  6. Os dados atuais de configuração devem ser exibidos nos campos do programa. Mantenha todos os dados inalterados para não causar problemas com a conexão do banco de dados, que teoricamente já está funcionando.
  7. Informe no campo "Caminho dos relatórios" o texto "R:\relatorios", sem as aspas, considerando que você tenha usado a letra R: para criar a unidade mapeada.
  8. Clique o botão "Salvar" e salve o arquivo "c:\Arquivos de programas\eSuite\eSuite.dbx" (no Windows 2000, XP ou 2003) ou "c:\eSuite\eSuite.dbx" (no Windows Vista, 2008, 7, 8.x ou posteriores) .
  9. Execute o módulo e-Suite (Financeiro, Estoque, Compras, NF-e, RepCom, etc) e verifique se algum relatório continua apresentando problemas.
Importante
  • Cada computador, seja o servidor, seja um ponto de rede, deve ter seu próprio arquivo de configuração com as informações de conexão ao banco de dados.
  • O arquivo de conexão deve ter, obrigatoriamente, o nome de "eSuite.dbx".
  • Este arquivo deve existir somente na pasta "c:\eSuite" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas\eSuite" no Windows 2000, XP ou 2003 .
  • Este arquivo é criado pelo programa de instalação.
  • Na grande maioria das situações, deve existir somente um arquivo "eSuite.dbx" e este arquivo deve existir somente na pasta principal de instalação dos módulos e-Suite.
  • Se existir um arquivo "eSuite.dbx" em qualquer subpasta de instalação dos módulos e-Suite (em "c:\Arquivos de programas\eSuite\Financeiro", por exemplo), o arquivo da pasta principal será ignorado e o arquivo da subpasta será considerado, e esta é uma causa frequente de erros de conexão.