Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Ajuda: Atualização de versão

Todos os softwares produzidos pela Techmundi Software possuem um exclusivo sistema de atualização de versão. O próprio software verifica, identifica e obtém as atualizações necessárias para a versão que está sendo utilizada. Além de permitir que o arquivo executável seja atualizado, que é um procedimento bastante comum, este exclusivo sistema de atualização de versão pode atualizar a estrutura do banco de dados, sem requerer absolutamente nenhuma intervenção técnica junto aos clientes.

Instruções

1 Acesse o menu "Ajuda" e escolha a opção "Atualização de versão...". Será exibida a tela da figura 1.

figura 1
figura 1 - atualização de versão

2 Após acessar a opção de atualização de versão, será exibida a tela de atualização (figura 1). Clique o botão Verificar (figura 2) e aguarde a verificação do software, que indicará e informará se existor alguma atualização disponível. Se houver alguma atualização disponível, a lista de itens que devem ser atualizados será preenchida automaticamente e será necessário somente clicar o botão Iniciar e aguardar a conclusão do processamento. Todas as atualizações exibidas serão aplicadas, e por isso, não será possível selecionar o que será aplicado.

figura 1
figura 1 - atualização de versão (botão verificar)

IMPORTANTE O computador deverá estar conectado à internet para que o processo funcione corretamente. Se o computador não estiver conectado à internet ou se houver algum impedimento para acessar o site http://www.techmundi.com, a rotina de atualização de versão informará que não há nenhuma atualização disponível.

Observações

A operação de atualização de versão interna não deverá ser utilizada, quando:

  • Quando for necessário fazer a atualização da versão do gerenciador do banco de dados - neste caso, deve ser feito o contato com o suporte da Techmundi Software para obter as orientações necessárias.
  • Se a versão em uso estiver muito desatualizada (for muito antiga) - deve ser consultado o histórico de versões do respectivo software, e então, se for constatado que a versão é muito antiga, também deve ser feito o contato com o suporte da Techmundi Software para obter as orientações necessárias.

Como conferir se a versão em uso está atualizada

Para conferir se a versão em uso do respectivo software está atualizada, faça o seguinte:

  • Acesse o menu "Ajuda" e escolha a opção "Sobre...".
  • Verifique se a versão de aplicativo exibida é exatamente igual à versão mais recente disponível.
  • Verifique se a versão da estrutura de dados é exatamente igual à versão mais recente disponível.
  • Caso alguma das versões não seja exatamente igual às versões mais recentes, execute o procedimento de atualização de versão. Se a atualização tiver sido feita corretamente, tanto a versão de aplicativo quanto a versão de estrutura de dados deverão ser exatamente iguais à versões mais recentes.
  • Verifique se todos os computadores onde o software está instalado apresentam a mesma versão de aplicativo e a mesma versão de estrutura de dados. Caso algum computador apresente versão de aplicativo e/ou versão de estrutura de dados diferente, será necessário repetir o procedimento de atualização.

ATENÇÃO Se o software em questão estiver instalado em mais de um computador e se pelo menos um computador não estiver utilizando a versão atualizada corretamente, o software poderá apresentar problemas e o banco de dados poderá ser corrompido (sofrer danos permanentes).