Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Como instalar o Firebird separadamente

Em algumas situações, o programa de instalação dos softwares da Techmundi Software não consegue instalar e iniciar o gerenciador do banco de dados Firebird corretamente, e as causas variam desde a versão do Windows (e do Service Pack) em uso até o tipo e permissões do login (conta) do usuário que está realizando a tarefa de instalação. Portanto, nestas situações, o gerenciador do banco de dados Firebird deve ser instalado separadamente.

Instruções

1. Se você já fez a instalação do software em questão e se esta instalação não funcionou corretamente, desinstale o software (utilizando a opção "Programas e recursos" - do Windows Vista, 7, 8, ou posterior - ou a opção "Adicionar ou remover programas" - do Windows 2000 ou XP).

2. Em seguida, faça o download do programa de instalação do gerenciador do banco de dados Firebird em um dos links abaixo (conforme o seu sistema operacional) e salve o arquivo em uma pasta temporária no seu computador para conseguir executá-lo depois que o download for concluído.

Firebird 2.5.x (utilizado em versões mais recentes)

3. Execute o programa de instalação do gerenciador de banco de dados Firebird e mantenha todas as configurações sugeridas (o que estiver marcado deve permanecer marcado e o que estiver desmarcado deve permanecer desmarcado), exceto as configurações destacadas abaixo:

  • Copiar a biblioteca cliente firebird para a pasta de <system> - que deve ser marcada somente se não houver outra versão do Firebird em uso no mesmo computador (figura 1).
  • Criar a biblioteca cliente como GDS32.DLL para "retro-compatibilidade" - que deve ser desmarcada, pois não é necessária (figura 1).

firebird settings
figura 1

4. Em seguida, instale normalmente o software desenvolvido pela Techmundi Software, escolhendo a opção de instalação correta.