Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: CFOP

O cadastro de CFOP (Código Fiscal de Operação e Prestação) contém os dados dos códigos fiscais que determinam as operações que estão sendo efetuadas com os produtos e serviços. Estes códigos fiscais são determinados pela Receita Federal do Brasil e devem ser obtidos conforme a lista oficial publicada periodicamente por este órgão. Estas informações serão utilizadas na emissão de notas fiscais de produtos e nas notas fiscais de serviços. O e-Suite::Estoque já é instalado com vários CFOP's cadastrados, portanto, somente os CFOP's que ainda não estiverem cadastrados precisarão ser adicionados. Os CFOP's que estiverem cadastrados incorretamente poderão ser editados e ajustados, e os CFOP's que estiverem obsoletos (que não forem mais utilizados), poderão ser excluídos desde que ainda não tenham sido utilizados em nenhuma operação.

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "CFOP...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de CFOP

2 Quando a tela de cadastro de CFOP estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de CFOP. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de CFOP pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de CFOP que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de CFOP selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de CFOP. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de CFOP selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de CFOP. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de CFOP. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de CFOP, será exibida a tela abaixo (figura 2).

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de CFOP

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Tipo - deve ser informado o tipo do CFOP. O preenchimento é obrigatório. Os tipos disponíveis são:
    1. Entrada - indica que o CFOP será utilizado em operações de entrada de produtos. Não há entrada de serviços.
    2. Saída - indica que o CFOP será utilizado em operações de saída de produtos e serviços.
  • Escopo - deve ser informada a abrangência do CFOP. O preenchimento é obrigatório. Os escopos disponíveis são:
    1. Estadual - indica que a operação ocorrerá dentro do mesmo estado (UF) do emitente.
    2. Fora do estado - indica que a opeação ocorrerá em estado (UF) diferente do emitente.
    3. Internacional - indica que a operação ocorrerá em país diferente do emitente.
  • Código - deve ser informado o código do CFOP. O código é o número de identificação da operação, que é determinado previamente pela Receita Federal do Brasil e que será utilizado como referência nas notas fiscais. Podem ser informados até 6 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Descrição resumida - deve ser informada uma descrição resumida do CFOP. A descrição resumida é uma informação que contém uma quantidade de caracteres limitada e que servirá para exibição em situações em que a descrição completa não pode ser exibida. Podem ser informados até 40 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Descrição completa - deve ser informada a descrição completa do CFOP. Podem ser informados até 200 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Alíquota de ICMS (%) - deve ser informado o percentual de ICMS para a operação, conforme o seu tipo e seu escopo. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Alíquota de IPI (%) - deve ser informado o percentual de IPI para a operação, conforme o seu tipo e seu escopo. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Alíquota de ISS (%) - deve ser informado o percentual de ISS para a operação, conforme o seu tipo e seu escopo. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre o CFOP. Podem ser informados até 512 caracteres. O preenchimento é opcional.

4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.