Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Movimento: Contas a receber

Esta é a operação de gerenciamento de contas a receber do módulo e-Suite::Financeiro. Todas as operações relacionadas a contas a receber, ficam concentradas nesta tela. As contas a receber (ou documentos a receber) são previsões de recebimentos que devem ser feitos pela empresa que está sendo gerenciada. Justamente por serem previsões de recebimentos, ou seja, não serem fontes efetivas de débitos estes lançamentos são exibidos no fluxo de caixa e nos relatórios de contas a receber, mas não são considerados nos relatórios analíticos, que incluem somente a informação das fontes efetivas. Por definição, todo e qualquer recebimento futuro (duplicatas, borderôs, faturas, notas fiscais, entre muitos outros) que tenha um documento físico de comprovação (nota fiscal, borderô, duplicata, etc), deve ser cadastrado como conta a receber, pois eles serão registrados como previsões de recebimentos.

Índice de seções

Clique os links deste índice para ser direcionado rapidamente para a parte do manual onde cada seção inicia.

Operações Lançamentos Filtros de dados Grade de dados Gráfico
Legenda dos lançamentos Baixar Baixa parcial Tarefas Configurações

Instruções

1 Acesse o menu "Movimento" e escolha a opção "Contas a receber". Será exibida a tela de gerenciamento de contas a receber abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - gerenciamento de contas a receber

Esta tela de gerenciamento de contas a receber contém vários elementos, que serão explicados detalhadamente abaixo.


Operações

figura 2
figura 2 - operações

2 Conforme a figura 2, as operações disponíveis para as contas a receber são as seguintes:

  • Tarefas... - são tarefas adicionais ao gerenciamento de contas a receber. As tarefas disponíveis estão descritas nesta seção
  • Adicionar... - adiciona um novo registro de conta a receber. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de conta a receber pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de conta a receber que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de conta a receber selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de conta a receber. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de conta a receber selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de conta a receber. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Baixar - efetua a baixa do lançamento de conta a receber. O procedimento de baixa está descrito nesta seção.
  • Estornar - efetua o estorno da baixa do lançamento de conta a receber. Estornar significa reverter a operação de baixa do lançamento de conta a receber. Portanto, é lógico concluir que, se um lançamento ainda não foi baixado, ele não poderá ter a baixa estornada.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de conta a receber. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

voltar ao índice de seções


Lançamentos

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum lançamento de conta a receber, serão exibidas as telas abaixo.

figura 2.1
figura 2.1 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (dados gerais)

Na tela da figura 2.1 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Número do documento - deve ser informado o número do documento que está sendo cadastrado. Esta informação pode ser o número de uma nota fiscal, o número de um boleto, de uma duplicata, de um pedido, etc. Se desejar usar uma numeração automática, pressione o botão F11 para que o sistema crie uma numeração personalizada para o documento. Podem ser informados até 20 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Tipo de documento - é o tipo de documento que está sendo cadastrado. Pode ser escolhido um tipo de documento previamente cadastrado, ou o tipo de documento pode ser adicionado ao clicar o botão Adicionar... [F11]. Pode ser acionada a localização de tipos de documento ao clicar o botão Localizar... [F12]. O preenchimento é obrigatório.
  • Cliente - para cada lançamento de conta a receber, deve haver um cliente. O termo "cliente" é genérico e serve para indicar uma pessoa jurídica ou física da qual se deve obter algum recebimento. O cliente deve ser escolhido na lista de pessoas previamente cadastradas e com o atributo Cliente. O cliente também pode ser adicionado clicando o botão Adicionar... [F11], ou pode ser acionada a localização de clientes clicando o botão Localizar... [F12]. O preenchimento é obrigatório.
  • Histórico do lançamento - é a descrição do lançamento. Este campo pode ser preenchido com os históricos padrão, que pode ser adicionado clicando o botão Adicionar... [F11], ou pode ser acionada a localização padrão de históricos padrão clicando o botão Localizar... [F12], ou pode ser acionada a localização de históricos padrão por código, clicando o botão Código... [F9]. Podem ser informados até 70 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Emissão - é a data de emissão da conta a receber. Este campo aceita datas retroativas. O preenchimento é obrigatório.
  • Vencimento - é a data de vencimento da conta a receber. Este campo aceita datas retroativas. O preenchimento é obrigatório.
  • Valor do documento - é o valor total do lançamento de conta a receber. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório.
  • Situação - é a situação do lançamento de conta a receber. As situações disponíveis são:
    • Previsto - deve ser utilizada quando o documento de comprovação do recebimento ainda não tiver estiver com o cliente.
    • Definitivo - deve ser utilizada quando o documento de comprovação do recebimento já estiver com o cliente.
    • Em protesto - deve ser utilizada quando o documento estiver em protesto e não houver previsão de recebimento.
    • Indefinido - deve ser utilizada quando o lançamento não se encaixar em nenhuma das outras situações anteriores.
  • Prazo - é o prazo efetivo de recebimento do documento. Mesmo que um documento a receber seja pago no vencimento pelo cliente, este recebimento ainda pode demorar para ser efetivamente recebido pela empresa que está sendo gerenciada. Um dos motivos mais comuns para a demora no recebimento efetivo dos recursos é o prazo de compensação do pagamento, que pode ser feito em cheque, por exemplo. Porém, há outros motivos que também causam este atraso no recebimento. Nestas situações, o e-Suite::Financeiro permite que seja ajustado o prazo de recebimento efetivo, ou seja, que seja configurado quantos dias depois do recebimento, os recursos estarão efetivamente disponíveis para a empresa que está sendo gerenciada. O fluxo de caixa vai considerar sempre a data de vencimento + prazo das contas a receber na exibição dos dados de previsões. O prazo padrão é D+0 que indica que o recebimento não tem prazo extra de efetivação.

figura 2.2
figura 2.2 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (rateio)

É onde se faz o rateio do valor total do lançamento. O rateio é a divisão do valor do lançamento entre um ou mais centros de custos, uma ou mais contas de operação e, no e-Suite::Financeiro de nível Corporativo, entre um ou mais projetos. Mesmo que um valor tenha que ser atribuído integralmente a somente um centro de custos e somente uma conta de operação, é necessário adicionar um rateio com 100% do valor do lançamento. Não são permitidos dois rateios com o mesmo centro de custos e mesma conta de operação, mesmo que o projeto esteja disponível e seja diferente, porque o projeto é uma informação opcional e por isso, não pode ser considerada para diferenciar lançamentos de rateios idênticos. Na tela da figura 2.2 estão disponíveis os seguintes botões:

  • 1. Adicionar - que adiciona um novo rateio.
  • 2. Editar - que edita o lançamento de rateio selecionado.
  • 3. Apagar - que apaga (remove) o lançamento de rateio selecionado.
Ao clicar os botões 1. Adicionar ou 2. Editar para adicionar ou editar algum lançamento de rateio, será exibida a tela abaixo (figura 2.2.1).

figura 2.2.1
figura 2.2.1 - inclusão/alteração de rateio

Na tela da figura 2.2.1 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Crédito (receita) - se estiver sendo utilizado o e-Suite::Financeiro de nível Corporativo, será possível escolher a operação para o rateio. Neste caso, mesmo que o lançamento seja de débito, é possível adicionar um rateio de crédito.
  • Débito (despesa) - se estiver sendo utilizado o e-Suite::Financeiro de nível Corporativo, será possível escolher a operação para o rateio. Neste caso, mesmo que o lançamento seja de crédito, é possível adicionar um rateio de débito.
  • Centro de custos - deve ser escolhido o centro de custos do rateio que está sendo lançado. Para localizar um centro de custos já cadastrado, clique o botão Localizar... [F12]. O preenchimento é obrigatório.
  • Conta de operação - deve ser escolhida a conta de operação, conforme a operação do rateio. Para localizar uma conta de operação já cadastrada, clique o botão Localizar... [F12]. O preenchimento é obrigatório.
  • Projeto - se estiver sendo utilizado o e-Suite::Financeiro de nível Corporativo, pode ser escolhido o projeto ao qual o lançamento está vinculado. Para localizar um projeto já cadastrado, clique o botão Localizar... [F12]. O preenchimento é opcional.
  • Valor do lançamento - exibe o valor total do lançamento. Esta informação não pode ser alterada e serve somente para referência no lançamento do rateio.
  • Restante a ratear - exibe o valor restante a ratear, que é a diferença entre o valor total do lançamento e a soma dos rateios já adicionados. Esta informação também não pode ser alterada e serve para referência no lançamento do rateio.
  • Valor - é o valor do rateio que está sendo efetuado. Caso você não saiba o valor para o rateio e saiba apenas o percentual do rateio, deixe este campo em branco e informe o percentual no campo seguinte. Ao pressionar a tecla F11 o valor restante a ratear será atribuído ao campo de valor.
  • Percentual - se o valor do rateio não for conhecido e se for conhecido somente o percentual do rateio, informe o percentual neste campo e o sistema calculará o valor do rateio automaticamente.

figura 2.3
figura 2.3 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (adicionais)

É onde são efetuados os lançamentos de informações adicionais do documento. Todos os campos desta aba são opcionais. Na tela da figura 2.3 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Número da nota fiscal - é o número da nota fiscal do documento que está sendo lançado, se houver. Podem ser informados até 10 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Base de cálculo dos tributos - é o valor bruto do documento (valor líquido + valor total das retenções, se houverem). Se forem lançadas retenções para o documento, o valor da base de cálculo deve ser igual ao valor líquido do documento + o valor total das retenções informadas. Se não houverem retenções para o documento, este campo deve conter o valor 0 (zero). Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais.
  • Mês / Ano de referência - são o mês e ano de competência (referência) do lançamento. O e-Suite::Financeiro preenche automaticamente estes campos com base na data da emissão informada no lançamento.
  • Avalista - é uma pessoa física ou jurídica que será o avalista do recebimento. Esta informação será utilizada somente se for emitido o boleto bancário para o lançamento de conta a receber, no módulo e-Suite::CNAB. O avalista deve ser escolhido na lista de pessoas previamente cadastradas e deve estar com o atributo Avalista marcado. O avalista pode ser adicionado clicando o botão Adicionar... [F11], ou pode ser localizado clicando o botão Localizar... [F12]. O preenchimento é opcional.
  • Empresa - é neste campo em que se vincula o lançamento a uma empresa específica. Este campo fica habilitado somente na versão de nível Corporativo. Na versão de nível Comercial, só é permitido o controle de uma empresa. O preenchimento é opcional.

figura 2.4
figura 2.4 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (tributos)

É nesta aba em que são lançados os tributos do lançamento de conta a receber. Note que existe uma aba para tributos e outra aba para retenções, portanto, um tributo é diferente de uma retenção. Podem ser informados o percentual ou o valor de cada tributo. Somente os campos dos tributos existentes devem ser preenchidos e os demais devem ser ignorados, deixando-os vazios (em branco). Se for informado o percentual dos tributos, o e-Suite::Financeiro vai preencher o campo Valor, e se for informado o valor o e-Suite::Financeiro vai preencher o campo Percentual. Quando preenchidos, estes campos não influenciam no valor da base de cálculo e nem no valor total (líquido) do lançamento. No módulo e-Suite::Financeiro, estas informações de tributos geram relatórios fiscais.

figura 2.5
figura 2.5 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (retenções)

É nesta aba em que são lançadas as retenções do lançamento de conta a receber. As retenções são tributos cujos valores já foram retidos na fonte (que pode ser o emitente ou o destinatário), ao contrário dos tributos, que ainda deverão ser pagos e sempre pelo destinatário do documento. Por serem tributos já retidos, eles influenciam no valor total do lançamento. O campo Valor do documento deverá ser igual ao valor bruto do documento - valores das retenções que houverem, e o valor da Base de cálculo deverá ser igual ao valor bruto do documento (valor líquido + valores das retenções). Caso algum dos campos não coincida com estas situações, o lançamento não poderá ser gravado e o sistema emitirá aviso para ajustar os campos.

Os campos de retenções possuem valor e data. A data se refere à data do recebimento (repasse à união) por parte da fonte. Somente o campo ISS exige que uma pessoa (cliente) seja informado. Assim como os tributos, estes campos geram relatórios fiscais de retenções no e-Suite::Financeiro.

figura 2.6
figura 2.6 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (anotações)

Possui apenas um campo de anotações para registrar qualquer informação sobre o lançamento de conta a receber. Podem ser informados até 1.024 caracteres. O preenchimento é opcional.

figura 2.7
figura 2.7 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (taxas)

Nesta aba são definidas as informações de taxas do documento, geralmente para boletos bancários ou duplicatas. Na tela da figura 2.7 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Desconto - se estiver definido no documento que originou o lançamento, é o valor (ou percentual) que será concedido caso seja efetivado o recebimento até a data definida. Geralmente, após a data definida, o desconto perde a validade. Se for emitido o boleto bancário para este recebimento, esta informação vai gerar uma instrução no boleto.
    ATENÇÃO Para situações de acordo sobre desconto, este desconto combinado - que é permanente, e não um desconto concedido para recebimento até uma data determinada - deve ser informado no valor do lançamento (valor líquido), e não neste campo.
  • Multa - se estiver definido no documento que originou o lançamento, é o valor (ou percentual) da multa que será cobrada se o recebimento for efetivado após a data especificada, que geralmente é a mesma data do vencimento. Se for emitido o boleto bancário para este recebimento, esta informação vai gerar uma instrução no boleto.
  • Juros de mora - se estiver definido no documento que originou o lançamento, é o valor (ou percentual) de juros (de mora) que serão cobrados a cada dia de atraso, desde a data da multa até a data da efetivação do recebimento. Se for emitido o boleto bancário para este recebimento, esta informação vai gerar uma instrução no boleto.
  • Deságio - se estiver definido no documento que originou o lançamento, é o valor (ou percentual) concedido para cada dia de antecipação na efetivação do recebimento, até o limite da data especificada.
  • Protestar - se estiver definido no documento que originou o lançamento, indica se o documento poderá ser protestado após a data especificada. Se for emitido o boleto bancário para este recebimento, esta informação vai gerar uma instrução no boleto.

figura 2.8
figura 2.8 - inclusão/alteração de lançamento de contas a receber (baixa)

Apenas exibe informações sobre a baixa e sobre o cancelamento do lançamento, se o lançamento já tiver sido baixado ou cancelado.

voltar ao índice de seções


Filtros de dados

figura 3
figura 3 - filtros de dados

Os filtros de dados servem para limitar (filtrar) os dados de contas a receber exibidos na tela. Assim, com a quantidade de dados exibidos limitada, o tráfego de dados na rede é reduzido e a quantidade de dados visualizados fica menor, o que facilita o gerenciamento das informações.

Conforme a figura 3, os filtros de dados disponíveis são os seguintes:

  • Vencimento inicial - quando este filtro está marcado, indica ao sistema que os dados exibidos devem considerar a data de vencimento inicial especificada e quando está desmarcado indica ao sistema que os dados devem ser exibidos sem nenhum filtro de data de vencimento inicial.
  • Vencimento final - quando este filtro está marcado, indica ao sistema que os dados exibidos devem considerar a data de vencimento final especificada e quando está desmarcado indica ao sistema que os dados devem ser exibidos sem nenhum filtro de data de vencimento final.
  • Empresa - se houver mais de uma empresa sendo gerenciada, indica ao sistema que somente os dados da empresa selecionada devem ser exibidos. Para exibir os dados de todas as empresas, quando houver mais de uma empresa cadastrada, basta clicar a lista de empresas e pressionar a tecla Delete e então, nenhuma empresa será especificada e o sistema exibirá os dados de todas as empresas.
  • Indexar valores - se estiver marcado, exibirá os dados de valores convertidos para o indexador especificado, considerando a cotação com data igual ou data anterior mais recente disponível. Para exibir os dados em moeda corrente, basta desmarcar este filtro.

Além dos filtros de dados localizados no alto da tela, há também os filtros da aba 3. Filtros (figura 3.1).

figura 3.1
figura 3.1 - aba de filtros

Os filtros disponíveis nesta aba, permitem filtrar os dados exibidos por:

  • Clientes - podem ser escolhidos um ou mais clientes para filtrar a exibição dos dados.
  • Tipos de documentos - podem ser escolhidos um ou mais tipos de documentos para filtrar a exibição dos dados.
  • Situações - são as situações dos lançamentos de contas a receber. Podem ser escolhidas uma ou mais situações para filtrar a exibição dos dados.

voltar ao índice de seções


Grade de dados

figura 4
figura 4 - grade de dados

Na grade de dados é onde são exibidos os dados dos lançamentos de contas a receber gerenciados. Os campos exibidos na grade são:

  • Emissão - é a data de emissão do lançamento cadastrado.
  • Vencimento - é a data de vencimento do lançamento cadastrado.
  • Documento - é o número do documento do lançamento cadastrado.
  • Cliente - é o cliente do lançamento cadastrado.
  • Histórico - histórico do lançamento cadastrado.
  • S - situação do lançamento cadastrado. Nesta coluna de situação é exibido um ícone, conforme as legendas descritas nesta seção
  • Valor atual - é o valor atual do lançamento cadastrado. Se o vencimento do lançamento ainda não tiver passado e se o lançamento tiver desconto ou deságio definidos, o valor exibido subtrairá o desconto e/ou o deságio. Se o vencimento do lançamento já tiver passado e se o lançamento tiver multa e/ou juros definidos, o valor exibido adicionará a multa e/ou os juros.
Caso seja necessário visualizar os dados completos do lançamento, basta dar clique duplo na linha (registro) desejado, ou basta clicar na linha (e não no quadrado à esquerda da linha) e clicar o botão Editar... ou no botão Detalhes.

voltar ao índice de seções


Gráfico de dados

figura 5
figura 5 - gráfico de dados

O gráfico de dados exibe as mesmas informações da grade de dados, porém de forma visual. O gráfico pode ser configurado para apresentar outro tipo de gráfico, para ser 3D ou 2D, enfim, há diversas configurações possíveis para o gráfico apresentado.

voltar ao índice de seções


Legenda das situações

figura 6
figura 6 - legendas das situações dos lançamentos

Há diversas situações para os lançamentos. Todas as situações possíveis estão descritas nesta legenda.

voltar ao índice de seções


Baixa

figura 7
figura 7 - baixa de contas a receber

ATENÇÃO Para que uma conta a receber possa ser baixada, a situação do lançamento deve ser igual a Definitivo. Se a situação do lançamento for diferente de Definitivo, o botão Baixar não ficará disponível para uso.

A baixa do lançamento de contas a receber vai apresentar uma nova tela, como a figura 7. Nesta tela, você terá que escolher o destino do recebimento no campo Como o documento foi recebido ?. Os destinos disponíveis são:

  1. O documento foi recebido em cheque ou dinheiro, em uma CONTA BANCÁRIA - indica que o destino dos recursos para recebimento da conta a receber foi uma conta bancária. Ao escolher esta opção e clicar o botão Avancar >, será aberta a tela para que sejam informados os dados da conta bancária utilizada.
  2. O documento foi recebido em dinheiro, em um CAIXA - indica que o destino dos recursos para recebimento da conta a receber foi um caixa. Ao escolher esta opção e clicar o botão Avancar >, será aberta a tela para que sejam informados os dados do caixa utilizado.
  3. O documento foi recebido com outros recursos (APENAS BAIXA O DOCUMENTO) - apenas baixa o lançamento de conta a receber e não registra nehum lançamento em nenhum outro destino. Ao escolher esta opção, o botão Avancar > ficará desativado.

voltar ao índice de seções


Baixa parcial

O e-Suite::Financeiro permite que seja feito o recebimento parcial de qualquer documento, ou seja, no momento da baixa pode ser informado um valor menor que o devido no campo Valor recebido na baixa. Nesta situação, o e-Suite::Financeiro vai baixar o documento a receber normalmente, vai registrar o lançamento no destino de recursos indicado para o recebimento com o valor recebido na baixa (valor menor) e ao final, vai perguntar se deve ser gerado um novo lançamento com o valor restante do recebimento. Caso seja confirmada a geração de um novo lançamento de conta a receber com o valor restante do recebimento, será aberta a tela de inclusão de lançamento de conta a receber e se a inclusão for confirmada, será gerado um novo lançamento com as informações especificadas pelo usuário.

voltar ao índice de seções


Tarefas

Para acessar as tarefas das contas a receber, pode ser acessado o menu "Editar" (que será exibido entre os menus "Arquivos" e "Movimento", quando a tela de gerenciamento de "Contas a receber" estiver aberta) e pode ser escolhida a opção "Tarefas...". As tarefas também podem ser acessadas ao clicar o botão Tarefas (ao lado direito da tela, no alto) ou ao clicar com o botão direito do mouse sobre a grade de dados e escolher a opção "Tarefas...". As tarefas disponíveis são:

  • Lançamentos em lote... - permite adicionar vários lançamentos de contas a receber de uma vez. Será aberta a tela para que sejam informados os dados das contas a receber e para que sejam especificadas as parcelas ou quantidade de lançamentos que devem ser adicionados. Esta operação deve ser utilizada se for necessário incluir vários lançamentos de contas a receber, se todos os lançamentos tiverem o mesmo valor e se tiverem data de vencimento em intervalos regulares. Caso alguma destas condições não seja atendida, não será possível utilizar esta operação.
  • Alterar situação para "Definitivo"... - esta operação é semelhante a editar os lançamentos e alterar o campo Situação para Definitivo, porém, esta operação pode ser utilizada para efetuar a troca da situação de todos os lançamentos marcados de uma só vez, sendo obviamente, bem mais rápida do que editar cada lançamento e fazer a alteração individualmente, quando for necessário fazer esta operação em vários lançamentos
  • Cancelar documentos... - esta operação efetua o cancelamento de todos os lançamentos marcados. Um lançamento de conta a receber deve ser cancelado quando ele se referir a algum documento cuja transação foi desfeita (junto ao cliente) ou em qualquer outra situação em que o lançamento não precise mais constar na lista exibida na tela mas deva permanecer no banco de dados, sem ser excluído.
  • Estornar cancelamentos... - esta operação efetua o estorno do cancelamento de todos os lançamentos marcados. Estornar significa desfazer a operação de cancelamento, retornando o lançamento ao estado de lançamento normal (não cancelado). Esta operação ficará disponível somente se estiverem marcados lançamentos já cancelados. Se houver mais de um lançamento de conta a receber marcado e se pelo menos um deles não estiver cancelado, a operação não ficará disponível.
  • Reajustar valores... - efetua o reajuste dos valores dos lançamentos marcados. Esta operação é bastante útil quando existem parcelamentos cadastrados e é necessário reajustar os valores destes parcelamentos, por exemplo.
  • Alterar tipo de documento... - esta operação é semelhante a editar os lançamentos e alterar o campo Tipo de documento. Porém, esta operação pode ser utilizada para efetuar a troca do tipo de documento em todos os lançamentos marcados de uma só vez, sendo obviamente, bem mais rápida do que editar cada lançamento e fazer a alteração individualmente, quando for necessário fazer esta operação em vários lançamentos. Esta operação está disponível somente nas versões de nível Corporativo.
  • Alterar número de nota fiscal... - esta operação é semelhante a editar os lançamentos e alterar o campo Número da nota fiscal, na aba Adicionais. Porém, esta operação pode ser utilizada para efetuar a troca do número da nota fiscal em todos os lançamentos marcados de uma só vez, o que é bem mais rápido do que editar cada lançamento e fazer a alteração individualmente, quando for necessário fazer esta operação em vários lançamentos. Esta operação está disponível somente nas versões de nível Corporativo.
  • Importar dados de arquivo XML... - realiza a importação de dados de contas a receber a partir de um arquivo em padrão XML.
    AVISO A partir da versão 2.10.0.0, o e-Suite::Financeiro, de nível Comercial ou de nível Corporativo, possui o recurso de importar dados de contas a receber gerados por softwares externos, desde que o software utilizado consiga gerar um arquivo XML no leiaute definido pela Techmundi Software. O documento que contém as informações sobre o leiaute para a criação do arquivo XML que deve ser seguido, está disponível neste link e deve ser utilizado para orientação dos profissionais técnicos envolvidos.

voltar ao índice de seções


Configurações

Para acessar as configurações das contas a receber, pode ser acessado o menu "Editar" (que será exibido entre os menus "Arquivos" e "Movimento", quando a tela de gerenciamento de "Contas a receber" estiver aberta) e pode ser escolhida a opção "Configurações...". As configurações também podem ser acessadas ao clicar com o botão direito do mouse sobre a grade de dados e escolher a opção "Configurações...". Em ambos os casos, as configurações desejadas poderão ser marcadas ou desmarcadas. As configurações disponíveis são:

  • Destacar lançamentos com cores - quando esta configuração estiver marcada os lançamentos serão exibidos com cores e quando estiver desmarcada os lançamentos serão exibidos com a cor padrão de textos configurada no sistema operacional.
  • Exibir documentos já baixados - quando os lançamentos (documentos) de contas a receber são baixados, o e-Suite::Financeiro não exibe mais estes lançamentos na tela, pois considera-se que o seu "ciclo de vida" já foi concluído. Entretanto, mesmo tendo sido baixados, os lançamentos continuam registrados no banco de dados. Então, sempre que for necessário fazer qualquer operação com lançamentos já baixados, esta configuração deve ser marcada para que os lançamentos sejam exibidos na tela. Depois que as operações necessárias forem concluídas, esta configuração deve ser desmarcada novamente.
  • Exibir gráfico de situação real - quando esta configuração estiver marcada, os valores do gráfico serão os valores atuais dos lançamentos de contas a receber (que podem subtrair os descontos e deságio e podem adicionar multa e juros) e quando estiver desmarcada os valores do gráfico serão os valores informados nos lançamentos (sem a subtração do desconto e deságio e sem a adição de multa e juros).
  • Exibir documentos cancelados - assim como os lançamentos baixados, quando os lançamentos (documentos) de contas a receber são cancelados, o e-Suite::Financeiro não exibe mais estes lançamentos na tela. Entretanto, mesmo tendo sido cancelados, os lançamentos continuam registrados no banco de dados. Então, sempre que for necessário fazer qualquer operação com lançamentos cancelados, esta configuração deve ser marcada para que os lançamentos sejam exibidos na tela. Depois que as operações necessárias forem concluídas, esta configuração deve ser desmarcada novamente.
  • Exibir vencimentos com prazo - se esta configuração estiver marcada, a informação da data de vencimento será exibida com o prazo efetivo de recebimento e se estiver desmarcada a data de vencimento informada será exibida nos lançamentos.

voltar ao índice de seções