Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Contas bancárias

É através desta opção que devem ser gerenciadas as contas bancárias que precisarão ser manuseadas em todo o software. Sempre que for necessário adicionar, alterar ou apagar uma conta bancária, este gerenciamento deve ser feito nesta opção. Os lançamentos em contas bancárias devem ser feitos acessando o menu "Movimento" e escolhendo a opção "Contas bancárias".

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Contas bancárias...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de contas bancárias

2 Quando a tela de cadastro de contas bancárias estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de conta bancária. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de conta bancária pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de conta bancária que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de conta bancária selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de conta bancária. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. Neste caso, o registro de conta bancária deve ser editado e deve ser desativado. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de conta bancária selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de conta bancária. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de conta bancária. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de conta bancária, serão exibidas as telas abaixo.

Conta bancária

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de conta bancária (conta bancária)

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Banco - deve ser informado o código do banco da conta bancária. Devem ser informados 3 dígitos. O preenchimento é obrigatório.
  • Banco DV - deve ser informado o DV (dígito verificador) do código do banco da conta bancária. Todo código de banco possui um DV. Se este DV não for conhecido ou se não puder ser obtido no momento do cadastro, deve ser informado 0 (zero). Deve ser informado 1 caractere. O preenchimento é opcional.
  • Agência - deve ser informado o código do agência do banco da conta bancária. Devem ser informados até 4 dígitos. O preenchimento é obrigatório.
  • Agência DV - deve ser informado o DV (dígito verificador) da agência do banco da conta bancária. Todo código de agência possui um DV. Se este DV não for conhecido ou se não puder ser obtido no momento do cadastro, deve ser informado 0 (zero). Deve ser informado 1 caractere. O preenchimento é opcional.
  • Conta - deve ser informado o número da conta bancária. Podem ser informados 15 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Conta DV - deve ser informado o DV (dígito verificador) do número da conta bancária. Todo número de conta bancária possui um DV. Se este DV não for conhecido ou se não puder ser obtido no momento do cadastro, deve ser informado 0 (zero). Deve ser informado 1 caractere. O preenchimento é opcional.
  • DV Ag/Conta - é o DV (dígito verificador) que valida o conjunto de informações de agência + número da conta bancária. Se este DV não for conhecido ou se não puder ser obtido no momento do cadastro, deve ser informado 0 (zero). Após ser informado o código da agência e o número da conta bancária, pode ser clicado o botão "Calcular DV Ag/Conta [F12]", que fica ao lado direito do campo. Deve ser informado 1 caractere. O preenchimento é obrigatório.
    IMPORTANTE O preenchimento do campo DV Ag/Conta só é diferente quando o banco em questão utilizar dois números como dígito verificador da conta. Nestes casos, o número mais à direita é o que deve ser informado no campo "DV Ag/Conta".
  • Banco da conta - deve ser escolhido o banco da conta bancária. Para ser exibido para seleção, o banco deve ter sido previamente cadastrado em "Pessoas" e deve estar com o atributo "Banco" marcado. O preenchimento é obrigatório.
  • Nome do gerente da conta - informe o nome do gerente da conta. Podem ser informados 45 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Data da abertura - informe a data da abertura da conta. O preenchimento é opcional.
  • Tipo da conta - selecione o tipo da conta bancária. As contas bancárias podem ser dos seguintes tipos:
    • Conta corrente - indica que é uma conta bancária de movimentação normal, que provavelmente será atualizada diariamente e que deverá ser considerada em quaisquer análises ou operações de receitas ou despesas.
    • Poupança / Investimento - indica que é uma conta bancária que não terão movimentação semelhante a uma conta corrente. São tipos de contas destinados a retenção de recursos disponíveis. As contas de poupança ou de investimento não serão consideradas nas análises de disponibilidade de recursos, a não ser que seja configurado que os dados deste tipo de conta devem ser considerados.
  • Saldo inicial - este campo foi incluído originalmente para que o saldo inicial da conta bancária fosse informado no ato do cadastro. Porém, se este saldo fosse alterado posteriormente, causaria alteração em toda a movimentação da conta. Então, decidimos desativar este campo. Atualmente, o saldo inicial deve ser informado fazendo um lançamento de débito ou de crédito na respectiva conta bancária. Apesar de não ser mais utilizado, este campo é mantido na tela porque ainda há clientes que informaram o saldo inicial quando esta operação era permitida e ainda precisam visualizar a informação deste campo.
  • Limite de crédito - deve ser informado o valor do limite de crédito da conta, se houver. Um limite de crédito é um valor disponibilizado pelos bancos para que o proprietário da conta possa utilizar, além do saldo real existente. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 decimais. O preenchimento é opcional.
  • Apelido da conta - é um nome alternativo que identificará a conta bancária em todas as operações necessárias. Podem ser informados 45 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Empresa - é a empresa que é a proprietária da conta bancária. Se uma conta bancária for utilizada como fonte de recursos para mais de uma empresa, não deve ser especificada nenhuma empresa para a conta, pois este procedimento vai torná-la disponível somente para a empresa especificada e não funcionará de forma adequada. O preenchimento é opcional.
  • Esta conta bancária está ativa - indica se o registro de conta bancária está ativo e se poderá ser manuseado nas operações necessárias. Quando uma conta bancária já tiver lançamentos, certamente estes lançamentos estarão vinculados a várias operações, e neste caso, o registro da conta não poderá ser excluído, e deve ser desativado.

Anotações

figura 3
figura 3 - inclusão/alteração de conta bancária (anotações)

Na tela da figura 3 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre a conta bancária. Podem ser informados até 255 caracteres. O preenchimento é opcional.

Cobrança

IMPORTANTE Todos os campos desta aba, são utilizados somente no módulo e-Suite::CNAB. Todos os campos são de preenchimento opcional, porém, se estiver sendo utilizado o módulo e-Suite::CNAB os dados devem ser informados e devem ser corretos, ou o módulo e-Suite::CNAB não funcionará corretamente.

figura 4
figura 4 - inclusão/alteração de conta bancária (cobrança)

Na tela da figura 4 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Carteira - deve ser informado o número da carteira da conta bancária, junto ao banco. O número da carteira é definido no contrato que a empresa faz com o respectivo banco. Podem ser informados até 10 caracteres.
  • Modalidade de carteira CNAB - são as modalidades de carteira possíveis. Neste caso, conforme o contrato da empresa com o banco, a modalidade deve ser escolhida entre as opções disponíveis. As modalidades disponíveis são: 1. Cobrança simples, 2. Cobrança vinculada, 3. Cobrança caucionada, 4. Cobrança descontada e 5. Cobrança vendor.
  • Nosso número ATUAL - é o nosso número do próximo boleto que deverá ser emitido pelo módulo e-Suite::CNAB. Podem ser informados até 15 dígitos.
  • Convênio / código do cedente - é um número de convênio ou de código de cedente. A nomenclatura varia de banco para banco. Alguns bancos chamam de "convênio", outros chamam de "código de cedente", e ainda podem haver outros nomes. Porém, todos se referem a uma mesma informação: é o número de identificação do cliente junto ao banco. Podem ser informados até 20 caracteres.
  • Sequencial de remessa - é um número de remessa de cobranças que é controlado e incrementado internamente. Este número é exibido somente para informação.
  • Identificação da empresa no banco - é o nome de identificação da empresa junto ao banco. Em várias situações, a razão social da empresa pode ser extensa ou conter caracteres que não são aceitos pelo sistema CNAB. Então, o banco determina um nome, geralmente sem acentos e com 30 (trinta) caracteres, no máximo, para identificar as empresas. Podem ser informados até 30 caracteres.
  • Configurações - são as configurações da conta bancária, relativas à cobrança.
    • Imprime boletos bancários - determina se a conta bancária possui a característica de emissão de boletos bancários.
    • Envia arquivos de remessa - determina se a conta bancária possui a característica de envio de remessas de cobrança.
    • Envia comandos para débito automático - deermina se a conta bancária possui a característica de envio de comandos para débito automático.
  • CNAB - são as configurações de documentos CNAB da conta bancária. Todas estas informações devem ser obtidas junto ao banco da conta bancária.
    • Tipo de documento - define qual é o tipo de documento CNAB. As opções disponíveis são: 1. Tradicional e 2. Escritural.
    • Forma de cadastramento - define a forma de cadastramento. As opções disponíveis são: 1. Cobrança registrada e 2. Cobrança sem registro.
    • Forma de emissão - define a forma de emissão. As opções disponíveis são: 1. Banco emite, 2. Cliente emite (mais comum), 3. Banco pré-emite e cliente complementa, 4. Banco reemite, 5. Banco não reemite, 7. Banco emitente (aberta) e 8. Banco emitente (auto envelopável).
    • Responsável pela distribuição - define qual é a parte responsável pela distribuição dos documentos. As opções disponíveis são: 1. Banco distribui, 2. Minha empresa disribui, 3. Banco envia e-mail e 4. Banco envia SMS.
  • Pagamentos

    figura 5
    figura 5 - inclusão/alteração de conta bancária (pagamentos)

    Estas informações de pagamentos serão utilizadas somente na operação de pagamentos por crédito em conta, disponível no e-Suite::CNAB. Na tela da figura 5 estão disponíveis os seguintes campos:

    • Pagamentos via transferência bancária - são as informações para pagamentos por transferência bancária.
      • Tarifa - valor da tarifa da operação de transferência bancária. Se não houver valor de tarifa, deve ser informado 0 (zero).
      • Valor mínimo - valor mínimo para que a operação de transferência bancária possa ser realizada. Se não houver valor mínimo definido, deve ser informado 0 (zero).
      • Valor máximo - valor máximo para que a operação de transferência bancária possa ser realizada. Se não houver valor máximo definido, deve ser informado 0 (zero).
      • Limite diário - valor máximo diário para operações de transferência bancária. Se não houver limite diário definido, deve ser informado 0 (zero).
    • Pagamentos via DOC (Documento de Crédito) - são as informações para pagamentos por DOC.
      • Tarifa - valor da tarifa da operação de transferência via DOC. Se não houver valor de tarifa, deve ser informado 0 (zero).
      • Valor mínimo - valor mínimo para que a operação de transferência via DOC possa ser realizada. Se não houver valor mínimo definido, deve ser informado 0 (zero).
      • Valor máximo - valor máximo para que a operação de transferência via DOC possa ser realizada. Se não houver valor máximo definido, deve ser informado 0 (zero).
      • Limite diário - valor máximo diário para operações de transferência via DOC. Se não houver limite diário definido, deve ser informado 0 (zero).
    • Pagamentos via TED (Transferência Eletrônica Disponível) - são as informações para pagamentos por TED.
      • Tarifa - valor da tarifa da operação de transferência via TED. Se não houver valor de tarifa, deve ser informado 0 (zero).
      • Valor mínimo - valor mínimo para que a operação de transferência via TED possa ser realizada. Se não houver valor mínimo definido, deve ser informado 0 (zero).
      • Valor máximo - valor máximo para que a operação de transferência via TED possa ser realizada. Se não houver valor máximo definido, deve ser informado 0 (zero).
      • Limite diário - valor máximo diário para operações de transferência via TED. Se não houver limite diário definido, deve ser informado 0 (zero).
    • 4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.