Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Estados

Os estados (Unidades Federativas) são informações de localização utilizadas para completar os endereços das pessoas. Todos os estados do Brasil, já estão cadastrados, por padrão.

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos", escolha a opção "Localidades..." e escolha a opção "Estados...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de estados

2 Quando a tela de cadastro de estados estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de estado. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de estado pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de estado que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de estado selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de estado. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de estado selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de estado. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de estado. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de estado, será exibida a tela abaixo (figura 2).

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de estado

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • UF - é a sigla do estado (Unidade Federativa). Devem ser informados 2 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Nome - é o nome do estado. Podem ser informados até 45 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • País - é o país onde está situado o estado. Caso o país não esteja cadastrado, ele pode ser adicionado pelo botão Adicionar... [F11], que é exibido ao lado direito do campo. É possível também abrir a tela de localização de países, clicando o botão Procurar... [F12], também exibido ao lado direito do campo. O preenchimento é obrigatório.
  • Região - é a região, no país, onde está situado o estado. Caso a região não esteja cadastrada, ela pode ser adicionada pelo botão Adicionar... [F11] que é exibido ao lado direito do campo. É possível também abrir a tela de localização de regiões clicando o botão Procurar... [F12], também exibido ao lado direito do campo. O preenchimento é obrigatório.
  • Código IBGE - é um código com 2 (dois) dígitos que identifica o estado (Unidade Federativa) junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É possível realizar uma pesquisa em um banco de dados online, disponível no site da Techmundi Software, para procurar o estado pelo seu nome e retornar o seu código IBGE correspondente. Este campo poderá ser editado somente se o módulo e-Suite::NF-e estiver instalado e se o nível do módulo e-Suite::Financeiro for Corporativo, pois esta informação é utilizada na emissão de NF-e (Notas Fiscais Eletrônicas). Devem ser informados somente 2 dígitos. O preenchimento é opcional.

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

  • Entrada - é o percentual de ICMS para entrada no estado. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Saída - é o percentual de ICMS para saída do estado. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.

ISS - Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza

  • Entrada - é o percentual de ISS para entrada no estado. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Saída - é o percentual de ISS para saída do estado. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.

IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados

  • Entrada - é o percentual de IPI para entrada no estado. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Saída - é o percentual de IPI para saída do estado. Podem ser informados até 3 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
IMPORTANTE Atualmente, nenhum destes percentuais de entrada ou de saída de impostos são utilizados, em nenhum módulo. Estes campos foram adicionados visando uma possível utilização em cálculos automáticos de impostos, mas infelizmente, frente a enorme complexidade e a constante alteração nas respectivas legislações estaduais, torna-se impraticável tentar fazer quaisquer cálculos de impostos automaticamente. Os campos foram mantidos para alguma futura aplicação, ou se não forem utilizados, serão removidos posteriormente.

4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.