Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Categorias de agendamentos

As categorias de agendamentos são informações utilizadas para organizar os agendamentos cadastrados em outra etapa. O recurso de agendamentos é uma solução que poupa um enorme trabalho de gerenciamento financeiro, pois permite efetuar o cadastro de obrigações a pagar ou a receber, que sejam períodicos e que ocorram em intervalos fixos de dias. O manuseio dos agendamentos é explicado detalhadamente no seu devido tutorial. As categorias de agendamentos, assim como as categorias de pessoas, servem apenas para organização das informações. Como categorias de agendamentos podemos citar alguns exemplos como Contas de consumo, Pagamentos a fornecedores, Contratos de clientes, etc.

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Categorias de agendamentos...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de categorias de agendamentos

2 Quando a tela de cadastro de cadastros de agendamentos estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de categoria de agendamento. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de categoria de agendamento pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de categoria de agendamento que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de categoria de agendamento selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de categoria de agendamento. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de categoria de agendamento selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de categoria de agendamento. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de categoria de agendamento. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de categoria de agendamento, será exibida a tela abaixo (figura 2).

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de categoria de agendamento

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Nome - deve ser informado o nome da categoria de agendamento. Podem ser informados até 40 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Valor padrão - é um valor padrão que será atribuído ao lançamento de agendamento quando o agendamento estiver sendo adicionado e uma categoria for selecionada. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é opcional.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre a categoria de agendamento. Podem ser informados até 255 caracteres. O preenchimento é opcional.

4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.