Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Feriados

Os feriados são informações utilizadas para validar datas de vencimento diversas. Qualquer pessoa com a mínima experiência em controle financeiro, sabe que obrigações a pagar ou a receber que ocorrem em finais de semana (sábados ou domingos, que são considerados dias não úteis para o setor bancário) devem ter um tratamento diferente. As obrigações que ocorrem em sábados ou domingos podem ser pagas no próximo dia útil seguinte ao vencimento sem que isto gere cobrança de multas e juros. Entretanto, a mesma regra para vencimentos em sábados e domingos é aplicada também para datas que sejam feriados internacionais, nacionais, regionais, estaduais ou municipais. No e-Suite::Financeiro é perfeitamente possível ter o controle desta situação.

Com o e-Suite::Financeiro é possível adicionar feriados fixos ou móveis, de abrangência internacional, nacional, regional, estadual ou municipal. O e-Suite::Financeiro, ao detectar que há um feriado para o município, estado, região ou país do endereço de uma pessoa, vai exibir uma tela informando sobre o feriado no endereço da pessoa e vai permitir manter a data de vencimento original ou vai permitir trocar a data para o dia útil imediatamente posterior ou anterior. Desde que a pessoa envolvida tenha um endereço cadastrado corretamente e que o feriado também esteja cadastrado devidamente, tudo funcionará de forma transparente para o usuário. Naturalmente, por se tratar de informações de domínio público, diversos feriados já estão cadastrados, por padrão. Entre os feriados já cadastrados está também o período de carnaval, que são feriados móveis e que mudam de data todos os anos.

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Feriados...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de feriados

2 Quando a tela de cadastro de feriados estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de feriado. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de feriado pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de feriado que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de feriado selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de feriado. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de feriado selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de feriado. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de feriado. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de feriado, será exibida a tela abaixo (figura 2).

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de feriado

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Descrição do evento / feriado - deve ser informado o nome do evento ou do feriado. Podem ser informados até 100 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Tipo - indica o tipo do evento ou feriado. Os tipos disponíveis são:
    1. Data comemorativa - que são datas em que ocorre alguma comemoração, mas que não são considerados feriados bancários.
    2. Feriado - são datas que são consideradas como feriados bancários.
  • Estilo - indica o estilo do evento ou feriado. Os estilos disponíveis são:
    1. Fixo - são datas fixas, ou seja, o evento ou feriado ocorre sempre na mesma data.
    2. Móvel - são datas móveis, ou seja, o evento ou feriado pode ocorrer em datas diferentes.
  • Dia fixo - se o estilo escolhido for for fixo, é o dia em que o feriado ou evento ocorre.
  • Mês fixo - se o estilo escolhido for for fixo, é o mês em que o feriado ou evento ocorre.

Feriados / eventos móveis - são configurações feitas para feriados ou eventos de estilo móvel.

  • Base para cálculo - como os feriados ou eventos móveis sempre ocorrem a partir de alguma outra data, indica se o feriado ou evento móvel será calculado em quantidade de dias ou em um dia da semana antes ou depois de uma outra data.
  • Quantidade de dias - se tiver sido escolhida a base de cálculo quantidade de dias, deve ser informada a quantidade em dias que o feriado ou evento ocorre.
  • Ordem - se tiver sido escolhida a base de cálculo Dia da semana, deve ser informada a ordem do dia da semana. As ordens são: Primeiro(a), Segundo(a), Terceiro(a), Quarto(a) ou Quinto(a), já que um mês pode ter 5 (cinco) semanas, no máximo.
  • Dia da semana - se tiver sido escolhida a base de cálculo Dia da semana, deve ser informado o dia da semana, conforme a ordem.
  • Forma de cálculo - define qual deve ser a forma de cálculo do feriado ou evento móvel. As formas de cálculo disponíveis são por período ou por mês específico.
  • Período - se tiver sido escolhida a forma de cálculo por período, deve ser informado o período: antes ou depois.
  • Mês específico - se tiver sido escolhida a forma de cálculo por mês específico, deve ser informado o mês do ano.
  • Referência - é a referência para o cálculo do feriado ou evento móvel. As opções disponíveis são data fixa, função interna ou feriado / evento.
  • Data específica - se tiver sido escolhida a referência data fixa, deve ser informada a data fixa de referência para cálculo do feriado ou evento móvel.
  • Função de referência - se tiver sido escolhida a referência função interna, deve ser escolhida a função de referência. Atualmente, há somente uma função interna disponível, que é o Domingo de páscoa (gregoriano), que serve de referência para o cálculo de todos os feriados móveis mais comuns.
    A rotina que determina a ocorrência do domingo de páscoa gregoriano, serve para qualquer ano do Calendário Gregoriano, a partir de 1583, e foi desenvolvida pelo astrônomo francês Jean Baptiste Joseph Delambre, conforme publicação no livro The Time in the History, de Gerald James Withrow.
  • Feriado / evento de referência - se tiver sido escolhida a referência feriado / evento, deve ser escolhido um outro feriado ou evento, fixo ou móvel, que será a referência para o cálculo do feriado ou evento móvel atual.

Localidade de ocorrência - é onde se define a abrangência do feriado ou evento.

  • Abrangência - define a abrangência do feriado ou evento. As abrangências disponíveis são: Internacional, Nacional, Regional, Estadual ou Municipal.
  • País - se a abrangência escolhida for Nacional, deve ser informado o país onde o feriado ou evento ocorre. O país deve ter sido cadastrado previamente.
  • Região - se a abrangência escolhida for Regional, deve ser informada a região do país onde o feriado ou evento ocorre. A região deve ter sido cadastrado previamente.
  • Estado - se a abrangência escolhida for Estadual, deve ser informado o estado onde o feriado ou evento ocorre. O estado deve ter sido cadastrado previamente.
  • Município - se a abrangência escolhida for Municipal, deve ser informado o municíopio onde o feriado ou evento ocorre. O município deve ter sido cadastrado previamente.

4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.