Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Investimentos e aplicações

O cadastro de investimentos e aplicações serve para registrar quaisquer investimentos ou aplicações de recursos que precisem ser gerenciados pela empresa. Um investimento ou uma aplicação são operações financeiras contratadas junto a instituições financeiras devidamente credenciadas especificamente para a finalidade de obtenção de rendimento, e possuem funcionamento completamente diferente das contas de poupança e das contas de investimento disponíveis nas contas bancárias. Por este motivo, existe um cadastro específico para estas operações. Os lançamentos para os investimentos ou aplicações devem ser feitos acessando o menu ""Movimento"" e escolhendo a opção ""Investimentos e aplicações"".

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Investimentos e aplicações...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de investimentos e aplicações

2 Quando a tela de cadastro de investimentos e aplicações estiver aberta, poderão ser gerenciados os investimentos ou aplicações deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de investimento e aplicação. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de investimento e aplicação pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de investimento e aplicação que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de investimento e aplicação selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de investimento e aplicação. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. Neste caso, o registro de investimento e aplicação deverá ser editado e deverá ser desativado. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de investimento e aplicação selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de investimento e aplicação. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de investimento e aplicação. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de investimento e aplicação, será exibida a tela abaixo (figura 2).

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de investimento e aplicação

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Nome / descrição - deve ser informado o nome de identificação ou a descrição do investimento ou da aplicação. Podem ser informados até 60 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Data de início - deve ser informada a data em que o investimento ou a aplicação foi iniciada, foi contratada ou a data em que passou a vigorar. O preenchimento é opcional.
  • Data do resgate parcial - é a data em que poderá ser feito o resgate parcial do investimento ou aplicação. Uma grande quantidade de investimentos e aplicações possui um período mínimo para aplicação. Então, após este período mínimo, pode ser feito o resgate parcial dos recursos investidos. Esta data é importante pois, se o investimento for incluído no fluxo de caixa, o fluxo de caixa poderá exibir o valor correspondente ao percentual parcial de resgate na data do resgate parcial, acrescentando ao fluxo de caixa o valor correspondente dos recursos investidos que poderá ser utilizado, se for necessário. O preenchimento é opcional.
  • Percentual de resgate parcial - é o percentual dos recursos que poderá ser resgatado do investimento ou aplicação. Este percentual determina qual será a parte dos recursos investidos que poderá ser resgatado após o período mínimo de investimento. O preenchimento é opcional.
  • Data de resgate integral - é a data em que poderá ser feito o resgate integral (valor investido + rendimentos) do investimento ou aplicação. Assim como o resgate parcial, se o investimento for incluído no fluxo de caixa, o fluxo de caixa poderá exibir o valor correspondente ao valor integral de resgate na data do resgate integral, acrescentando ao fluxo de caixa o valor dos recursos que poderão ser utilizados, se for necessário. O preenchimento é opcional.
    AVISO Se a data de resgate integral tiver sido informada e se for anterior à data atual, o investimento ou aplicação será considerado finalizado, e não será mais considerado no fluxo de caixa, mesmo que seja determinado que o fluxo de caixa deverá incluir recursos de investimentos e aplicações.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre o investimento ou aplicação. Podem ser informados até 512 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Empresa - é a empresa a qual pertence o investimento ou a aplicação. O preenchimento é opcional.
  • Investimento está ativo - define se o registro de investimento ou aplicação está ativo.
    AVISO No caso dos investimentos ou aplicações, os seus dados serão considerados somente se o registro estiver ativo e se a data de resgate integral tiver sido informada e se for posterior à data atual. Se o registro não estiver ativo ou se a data de resgate integral já tiver passado, o investimento ou aplicação não será mais considerado no software.

4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.