Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Metas financeiras...

O cadastro de metas financeiras são as definições de metas que a empresa estabelece para um determinado ano. Cada meta financeira é a informação de despesas ou de receitas previstas para um determinado ano, em uma conta de operação específica, e que servirão como fonte de comparação de dados em relação aos lançamentos efetivos. Por exemplo: uma empresa pode determinar os valores máximos com a despesa com consumo de energia elétrica para um determinado ano, especificando um valor máximo para cada mês do ano, conforme a sua realidade. À medida em que o ano vai passando e que vão sendo feitos os lançamentos efetivos, vai sendo possível comparar as informações das metas financeiras previstas e realizadas com a conta de operação consumo de energia elétrica, utilizando o relatório de metas financeiras previstas x realizadas.

ATENÇÃO Para que a comparação de dados de metas financeiras previstas x realizadas funcione corretamente, os lançamentos efetivos devem ser feitos para o mesmo centro de custos e para a mesma conta de operação especificados em cada meta financeira.

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Metas financeiras...". Será exibida a tela abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de metas financeiras

Esta tela de cadastro de metas financeiras contém vários elementos, que são explicados detalhadamente abaixo.

Operações

figura 2
figura 2 - operações

Conforme a figura 2, as operações disponíveis para as metas financeiras são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de meta financeira. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de meta financeira pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de meta financeira que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de meta financeira selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de meta financeira. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de meta financeira selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de meta financeira. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de meta financeira. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de meta financeira, será exibida a tela abaixo (figura 3).

figura 3
figura 3 - inclusão/alteração de meta financeira

Na tela da figura 3 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Nome - é o nome de identificação da meta financeira. Podem ser informados até 45 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Ano - é o ano de referência da meta financeira. Podem ser informados até 4 dígitos. O preenchimento é obrigatório.
  • Operação - é a operação da meta financeira. As operações podem ser Débito ou Crédito. O preenchimento é obrigatório.
  • Empresa - é a empresa a qual está vinculada a meta financeira. O preenchimento é opcional.
  • Centro de custos - é o centro de custos de referência da meta financeira. O preenchimento é obrigatório.
  • Conta de operação - é a conta de operação de referência da meta financeira. O preenchimento é obrigatório.
  • Distribuição mensal - informações sobre os valores previstos mensais
    • 01. Janeiro - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 02. Fevereiro - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 03. Março - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 04. Abril - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 05. Maio - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 06. Junho - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 07. Julho - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 08. Agosto - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 09. Setembro - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 10. Outubro - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 11. Novembro - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.
    • 12. Dezembro - é o valor máximo de meta financeira para o mês. Podem ser informados até 15 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório, mas se for necessário fazer alguma comparação para o mês, o valor deve ser informado.

Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.

Filtros de dados

figura 4
figura 4 - filtros de dados

Os filtros de dados servem para limitar (filtrar) os dados de metas financeiras exibidos na tela. Assim, com a quantidade de dados exibidos limitada, o tráfego de dados na rede é reduzido e a quantidade de dados visualizados fica menor - o que facilita o gerenciamento das informações.

Conforme a figura 4, os filtros de dados disponíveis são os seguintes:

  • Ano - indica qual é o ano de exibição dos dados que precisam ser visualizados. Somente os anos de metas financeirs cadastradas serão exibidos.
  • Empresa - se houver mais de uma empresa sendo gerenciada, indica ao sistema que somente os dados da empresa selecionada devem ser exibidos. Para exibir os dados de todas as empresas, quando houver mais de uma empresa cadastrada, basta clicar a lista de empresas e pressionar a tecla Delete e então, nenhuma empresa será especificada e o sistema exibirá os dados de todas as empresas.
  • Centro de custos - se estiver marcada, exibirá somente os dados do centro de custos especificado. Para exibir os dados de todos os centros de custos, basta desmarcar este filtro.
  • Indexar valores - se estiver marcada, exibirá os dados de valores convertido para o indexador especificado. Para exibir os dados em moeda corrente, basta desmarcar este filtro.
  • Destacar lançamentos com cores - quando estiver marcada, indica que os lançamentos exibidos deverão ser pintados de vermelho (se forem de débito) ou de azul (se forem de crédito) e se estiver marcada, indica que os dados devem ser exibidos na cor padrão dos textos do sistema operacinal.

Grade de dados

figura 5
figura 5 - grade de dados

Na grade de dados é onde são exibidos os dados das metas financeiras cadastradas.