Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Movimento: Exportação de dados para contabilidades

ATENÇÃO Esta operação está disponível no módulo e-Suite::Financeiro, somente na versão de nível Corporativo.

A operação de exportação de dados para contabilidades tem o objetivo de gerar arquivos contendo as informações necessárias para suprir softwares de contabilidades diversos, provendo integração com variados softwares do mercado.

AVISO Caso seja necessário utilizar o e-Suite::Financeiro com algum padrão de software de contabilidade que não esteja disponível, entre em contato com a Techmundi Software e solicite um orçamento para integração com o software desejado.

Instruções

1 Acesse o menu "Movimento" e escolha a opção "Exportação de dados para contabilidades...". Será exibida a tela abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - exportação de dados para contabilidades

Esta tela contém os elementos que serão explicados detalhadamente abaixo. Ao clicar o botão Exportar será aberta a tela padrão para escolher a pasta e o nome do arquivo que será criado.

Dados gerais

figura 2
figura 2 - dados gerais

Esta aba contém as configurações que vão filtrar os dados que serão carregados e que deverão ser exportados no arquivo que será criado. Conforme a figura 2, as configurações disponíveis são as seguintes:

  • Data inicial - quando este filtro estiver marcado, indicará que os dados carregados devem considerar a data inicial especificada e quando estiver desmarcado indicará que os dados com qualquer data inicial devem ser carregados.
  • Data final - quando este filtro estiver marcado, indicará que os dados carregados devem considerar a data final especificada e quando estiver desmarcado indicará que os dados com qualquer data final devem ser carregados.
  • Padrão de exportação dos dados - especifica qual é o padrão do arquivo que deverá ser gerado. O padrão é montado conforme as especificações de cada software de contabilidade suportado, e é montado seguindo a documentação disponibilizada pelos respectivos fabricantes. Os padrões disponíveis são:
    1. Padrão Techmundi Software (CSV) - este é um padrão genérico disponibilizado pela Techmundi Software, que pode atender a diversas situações. O arquivo é em padrão texto simples, com os campos separados por ponto e vírgula, e contém os seguintes campos, na ordem informada abaixo:
      1. ID da conta de operação
      2. nome da conta de operação
      3. ID do lançamento (no tipo)
      4. origem (tipo) do lançamento
      5. data de emissão
      6. data de entrada
      7. histórico
      8. valor
      9. operação
      10. ID da empresa
      11. nome da empresa
      12. ID do centro de custos
      13. nome do centro de custos
      14. ID do projeto
      15. nome do projeto
    2. Padrão Prosoft Contabilidade (CSV) - este é o padrão requerido pelo software Prosoft Contabilidade. O arquivo é em padrão texto simples, com os campos separados por ponto e vírgula, e contém os campos requeridos na documentação do referido software.
    3. Padrão CONTIMATIC (SDF) - este é o padrão requerido pelo software CONTIMATIC. O arquivo é em padrão texto simples, com os campos em comprimento fixo e contém os campos requeridos na documentação do referido software.
    4. Padrão Mambembe (CSV) - este é o padrão requerido pelo software Mambembe. O arquivo é em padrão texto simples, com os campos separados por ponto e vírgula, e contém os campos requeridos na documentação do referido software.
  • Origens de dados a exportar - permite escolher as origens dos dados que devem ser exportados. Estas origens devem ser marcadas conforme o requisito de informações do software de contabilidade envolvido, e de acordo com o que cada empresa considera como fonte de informações efetivas.
AVISO As datas consideradas variam conforme cada origem de dados:
  1. Se a origem for lançamento de conta a pagar, será considerada a data de vencimento do documento.
  2. Se a origem for lançamento de conta a receber, será considerada a data de vencimento do documento.
  3. Se a origem for lançamento em conta bancária, será considerada a data de entrada do lançamento.
  4. Se a origem for lançamento em caixa, será considerada a data da operação do lançamento.
  5. Se a origem for lançamento em cartão de crédito, será considerada a data de entrada do lançamento.
  6. Se a origem for lançamento de investimento ou aplicação, será considerada a data da operação do lançamento.

Empresas

figura 3
figura 3 - filtro de empresas

Esta operação permite filtrar os dados por empresas. Quando nenhum registro da lista estiver marcado, todas as empresas serão consideradas. Quando houver uma ou mais empresas marcadas, somente as empresas marcadas serão consideradas. Nas versões de nível Comercial, em que é permitido gerenciar somente uma empresa e que não possui definição de acesso às empresas, somente uma empresa cadastrada e ativa será exibida para seleção. Nas versões de nível Corporativo, que permite o gerenciamento de mais de uma empresa e que possui definição de acesso às empresas, todas as pessoas cadastradas e ativas que estiverem com o atributo Empresa / Filial / Grupo marcado e que o usuário logado tiver permissão de acesso, serão exibidas e poderão ser marcadas para filtrar os dados.

Centros de custo

figura 4
figura 4 - filtro de centros de custos

Esta operação permite filtrar os dados de centros de custos. Quando nenhum registro da lista estiver marcado, todos os centros de custos serão considerados. Quando houver um ou mais centros de custos marcados, somente os registros marcados serão considerados. Nas versões de nível Comercial, em que não há definição de acesso aos centros de custos, todos os centros de custos cadastrados e ativos serão exibidos para seleção e poderão ser marcados para filtrar os dados. Nas versões de nível Corporativo, em que há definição de acesso aos centros de custos, somente os centros de custos cadastrados, ativos e que o usuário logado tiver acesso permitido, serão exibidos para seleção e poderão ser marcados para filtrar os dados.

Contas de operação

figura 5
figura 5 - filtro de contas de operação

Esta operação permite filtrar os dados de contas de operação dos rateios dos lançamentos. Quando nenhum registro da lista estiver marcado, todas as contas de operação serão consideradas. Quando houver uma ou mais contas de operação marcadas, somente os registros marcados serão considerados. Todas as contas de operação cadastradas e ativas serão exibidas para seleção e poderão ser marcadas para filtrar os dados.

Projetos

figura 6
figura 6 - filtro de projetos

Esta operação permite filtrar os dados de projetos dos rateios dos lançamentos. Quando nenhum registro da lista estiver marcado, todos os projetos serão considerados. Quando houver um ou mais projetos marcados, somente os registros marcados serão considerados. Todos os projetos cadastrados e ativos serão exibidos para seleção e poderão ser marcados para filtrar os dados.

Contas bancárias

figura 7
figura 7 - filtro de contas bancárias

Esta operação permite filtrar os dados de contas bancárias. Quando nenhum registro da lista estiver marcado, todas as contas bancárias serão consideradas. Quando houver uma ou mais contas bancárias marcadas, somente os registros marcados serão considerados. Nas versões de nível Comercial, todas as contas bancárias cadastradas e ativas serão exibidas para seleção e poderão ser marcadas para filtrar os dados. Nas versões de nível Corporativo, em que há definição de acesso às empresas, somente as contas bancárias cadastradas, ativas e que não estiverem vinculadas a nenhuma empresa ou que estiverem vinculadas às empresas que o usuário logado tiver acesso permitido, serão exibidas para seleção e poderão ser marcadas para filtrar os dados.