Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Relatórios: Obrigações financeiras

Este relatório exibe os dados de obrigações financeiras, conforme as informações cadastradas no banco de dados que está sendo acessado. Este relatório é ideal para se obter uma visualização geral das obrigações financeiras a pagar e a receber de uma ou mais empresas, e utilizará os dados de contas a pagar e de contas a receber.

Instruções

1 Acesse o menu "Relatórios" e escolha a opção "Obrigações financeiras...". Será exibida a tela da figura 1.

figura 1
figura 1 - relatório de obrigações financeiras

2 Quando a tela do relatório (figura 1) estiver aberta, poderá ser configurado o relatório que será exibido. As seguintes configurações estão disponíveis:

Dados gerais

figura 2
figura 2 - relatório (dados gerais)

  • Data de referência - é a data de referência para orientar a obtenção e exibição dos dados. Os lançamentos em aberto que serão obtidos serão aqueles que tiverem data de vencimento igual à data de referência especificada e os lançamentos em atraso que serão obtidos serão aqueles que tiverem data de vencimento anterior à data de referência especificada.
  • Lançamentos - configurações de exibição de dados de lançamentos.
    • Contas a pagar na data de referência - se esta configuração estiver marcada, o relatório exibirá os lançamentos de contas a pagar que estiverem em aberto (não baixadas) e que tiverem data de vencimento igual à data de referência especificada.
    • Contas a pagar em atraso até a data - se esta configuração estiver marcada, o relatório exibirá os lançamentos de contas a pagar que estiverem em atraso (com data de vencimento já passada e ainda não baixados), e que tiverem data de vencimento anterior à data de referência especificada.
    • Contas a receber na data de referência - se esta configuração estiver marcada, o relatório exibirá os lançamentos de contas a receber que estiverem em aberto (não baixadas) e que tiverem data de vencimento igual à data de referência especificada.
    • Contas a receber em atraso até a data - se esta configuração estiver marcada, o relatório exibirá os lançamentos de contas a receber que estiverem em atraso (com data de vencimento já passada e ainda não baixados), e que tiverem data de vencimento anterior à data de referência especificada.
  • Situações dos documentos - configurações de exibição de dados de contas a pagar e receber.
    • Documentos "Previstos" - se esta configuração estiver marcada, serão exibidos os lançamentos de contas a pagar ou a receber que estiverem com situação Previsto.
    • Documentos "Definitivos" - se esta configuração estiver marcada, serão exibidos os lançamentos de contas a pagar ou a receber que estiverem com situação Definitivo.
    • Documentos "Indefinidos" - se esta configuração estiver marcada, serão exibidos exibirá os lançamentos de contas a pagar ou a receber que estiverem com situação Indefinido.
    • Documentos "Em protesto" - se esta configuração estiver marcada, serão exibidos exibirá os lançamentos de contas a pagar ou a receber que estiverem com situação Em protesto.
  • Configurações - configurações para exibição dos dados.
    • Exibir valor líquido (atualizado) dos documentos - se esta configuração estiver marcada, o relatório exibirá os lançamentos de contas a pagar e de contas a receber considerando as taxas especificadas (deságio, desconto, multa e juros ao dia) conforme as respectivas datas de vencimento e se estiver desmarcada o relatório exibirá os valores especificados nos respectivos lançamentos.

Empresas

figura 3
figura 3 - filtro de empresas

Esta operação permite filtrar os dados por empresas. Quando nenhum registro da lista estiver marcado, todas as empresas serão consideradas. Quando houver uma ou mais empresas marcadas, somente as empresas marcadas serão consideradas. Nas versões de nível Comercial, em que é permitido gerenciar somente uma empresa e que não possui definição de acesso às empresas, somente uma empresa cadastrada e ativa será exibida para seleção. Nas versões de nível Corporativo, que permite o gerenciamento de mais de uma empresa e que possui definição de acesso às empresas, todas as pessoas cadastradas e ativas que estiverem com o atributo Empresa / Filial / Grupo marcado e que o usuário logado tiver permissão de acesso, serão exibidas e poderão ser marcadas para filtrar os dados.

3 Na tela do relatório (figura 1), as seguintes operações estão disponíveis:

  • Editar leiaute - abre o editor de leiaute de relatórios.
  • Visualizar - exibe o relatório na tela, conforme as configurações realizadas. Nesta tela de visualização estarão disponíveis as opções para exportar o relatório em vários formatos e estarão disponíveis outras opções para visualização e impressão do relatório.
  • Imprimir... - exibe a tela para escolha da impressora, para imprimir o relatório diretamente.
  • Fechar - encerra a operação.