Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Instalação: Ajustar o caminho dos relatórios

ATENÇÃO A partir da versão 5.17.0.0, publicada em 13/09/2015, o Softcheque passou a utilizar um novo sistema de gravação e leitura de leiautes de relatórios, que passaram a ficar gravados no banco de dados em uso e não mais em arquivos externos. Com este procedimento, a configuração de pasta (caminho) dos relatórios, para acessar arquivos externos (com extensão ".fr3"), deixou de ser utilizada. Todos os clientes que possuem licenciamento ativo do Softcheque, podem fazer a atualização para a versão mais recente sem nenhum custo extra. Se a versão do Softcheque em uso na sua empresa ainda não foi atualizada, considere fazer esta atualização, pois em breve estas orientações serão removidas e este tutorial deixará de existir. Em caso de quaisquer dúvidas, entre em contato com a Techmundi Software.

Em algumas situações, o caminho do banco dos relatórios no SoftCheque pode não funcionar adequadamente com o nome de rede do servidor (padrão NetBEUI - \\nome_servidor\c\SoftCheque5\). Nestas situações, será necessário utilizar o recurso de mapeamento de rede para resolver o problema.

IMPORTANTE: Estas instruções assumem que você manteve a pasta padrão de instalação do SoftCheque ("c:%p1%" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas%1%" no Windows 2000, XP ou 2003 ). Se o SoftCheque tiver sido instalado em outra pasta, diferente da pasta padrão sugerida na instalação, o responsável pela execução dos procedimentos tem o dever de ajustar as informações para que fiquem corretas.

O que deve ser feito no servidor

servidor = computador onde está instalado o arquivo do banco de dados do SoftCheque.
  1. Compartilhe a pasta de instalação ("c:%p1%" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas%1%" no Windows 2000, XP ou 2003 ) para leitura e escrita. Caso você não consiga compartilhar somente a pasta informada, você poderá criar uma pasta específica que todos os computadores da rede poderão acessar, porque todos os pontos de rede precisam acessar o leiaute dos relatórios nesta pasta.

O que deve ser feito em cada ponto de rede

ponto de rede = computador que vai acessar o arquivo do banco de dados no servidor.
  1. Mapeie uma unidade de rede (R:, por exemplo) que aponte para a pasta de instalação do SoftCheque ("c:%p1%" no Windows Vista, 2008, 7, 8, 8.1, 10 (ou posteriores) ou "c:\Arquivos de programas%1%" no Windows 2000, XP ou 2003 ). Esta pasta já deve ter sido previamente compartilhada para leitura e escrita no servidor.
  2. Feche o SoftCheque, se ele estiver sendo executado (ou se estiver minimizado).
  3. Abra o arquivo "c:\SoftCheque5\SoftCheque.ini" (sempre o arquivo local do computador ponto de rede).
  4. Altere o conteúdo da configuração "reportPath=" para "reportPath=r:\". Mantenha todas as outras configurações inalteradas para não causar problemas com a conexão do banco de dados, que teoricamente já está funcionando.
  5. Salve o arquivo "SoftCheque.ini".
  6. Execute o SoftCheque e verifique se algum relatório continua apresentando problemas.