Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Instalação: Formas de conexão remota

Todos os módulos do ERP e-Suite, de nível Corporativo, permitem o acesso remoto. Isto significa que, sem nenhum investimento adicional ou com um baixo investimento, é possível conectar e integrar filiais e/ou empresas de um mesmo grupo de empresas remotamente, centralizando o banco de dados - informações - em apenas um local. As versões de nível Comercial não permitem este tipo de acesso, pois possuem restrições para garantir que seja feita a utilização somente em rede local.

Basicamente, há duas formas possíveis de conexão remota.

Forma 1: Acesso a servidor interno

A empresa deve disponibilizar um servidor interno para ser acessado via rede local e para ser acessado remotamente, pelos pontos de rede remotos. Como o servidor será disponibilizado internamente, é de responsabilidade de cada empresa configurar seus firewalls, roteadores, etc, e ajustar tudo o que for necessário para garantir que o banco de dados dos módulos do ERP e-Suite possam ser acessados externamente. A conexão ao servidor interno da empresa pode ser feita via internet ou via rede com ou sem fio, conforme disponibilidade. Veja o diagrama 1 abaixo:


diagrama 1

Utilizando esta forma de acesso, devem ser feitas as seguintes instalações:

  • No servidor, deve ser instalado o gerenciador do banco de dados Firebird, separadamente.
  • No servidor, devem ser instalados os módulos do ERP e-Suite desejados, utilizando o tipo de instalação padrão ou para servidor dedicado.
  • Em cada ponto de rede local ou remoto, deve ser feita a instalação dos módulos do ERP e-Suite necessários, utilizando o tipo de instalação "Instalação para ponto de rede LOCAL" ou "Instalação para ponto de rede REMOTO". A única diferença entre um ponto de rede local e um ponto de rede remoto é que na rede local deve ser informado o endereço TCP/IP de rede local do servidor (ex.: 192.168.0.1) e nos pontos remotos deve ser informado o endereço TCP/IP de acesso externo ao servidor (ex.: 200.212.0.190).

Forma 2: Acesso a servidor externo

As empresas podem pesquisar e contratar um serviço de hospedagem para o banco de dados e, conforme orientações do respectivo serviço de hospedagem, deve enviar o arquivo do banco de dados vazio dos módulos do ERP e-Suite, para que este banco de dados seja copiado para o servidor e possa ser acessado remotamente.

IMPORTANTE o serviço de hospedagem a ser contratado deve ter suporte ao gerenciador de banco de dados Firebird, na versão utilizada pelos módulos do ERP eSuite, e devem utilizar qualquer sistema operacional suportado pelo gerenciador do banco de dados.

Por se tratar de um serviço contratado pelo cliente, é de responsabilidade do fornecedor do respectivo serviço (contratado) e do cliente (contratante), definirem e obterem as informações necessárias para configurar corretamente o acesso a este banco de dados. A Techmundi Software, nesta forma de utilização, pode somente orientar sobre as configurações corretas que devem ser feitas, mas não pode definir senhas de acesso ao banco de dados, etc, enfim, não pode realizar nenhum serviço no servidor contratato, exceto mediante solicitação e fornecimento das informações necessárias do cliente (contratante do serviço). Todos os serviços que devam ser feitos no servidor contratado, são de responsabilidade do fornecedor do respectivo serviço. Veja o diagrama 2 abaixo:


diagrama 2

As informações que precisam ser obtidas junto ao serviço contratado são

  • Endereço TCP/IP de acesso ao servidor onde o banco de dados está hospedado.
  • Caminho completo para se chegar ao local onde o banco de dados está armazenado. Aqui é importante notar que, exceto no Windows, todos os outros sistemas operacionais são sensíveis à caixa (letras maiúsculas e minúsculas) e portanto, os caminhos devem ser informados corretamente, ou o acesso ao banco de dados não poderá ser realizado.
ATENÇÃO O nome de rede do servidor, nesta forma de utilização, é irrelevante, pois os arquivos de layouts de relatórios devem estar localizados localmente ou em pasta compartilhada que possa ser acessada.

Após a empesa decidir pela melhor forma de acesso remoto, o suporte da Techmundi Software deve ser consultado para orientar nas configurações corretas de acesso ao banco de dados.