Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Instalação: Alternativas para acesso remoto

Utilizando as versões de nível Corporativo dos módulos do ERP e-Suite, além de acessar um banco de dados localmente, também é possível acessar um banco de dados remotamente. As versões de nível Comercial não funcionam com estes métodos, pois são impostas restrições ao endereço IP do servidor, para garantir que a utilização seja feita somente em rede local. Como esta forma de acesso nativa é feita via internet, ela está sujeita aos mesmos problemas normais da internet (lendidão em horários de pico, alto tráfego em dias e horários específicos, interrrupções de serviço, etc). Como muitas empresas tem a necessidade de acessar os módulos do ERP e-Suite remotamente (como em obras, filiais, etc), há algumas opções de acesso remoto que podem ser utilizadas nestes casos.

Opção nativa dos módulos do ERP e-Suite

  • Nas versões de nível Corporativo, é possível instalar um ponto de rede remoto utilizando a opção disponível no próprio programa de instalação dos módulos. As diferenças entre um ponto de rede local e um ponto de rede remoto são o endereço IP de acesso ao servidor (computador onde está instalado o banco de dados do sistema). Em um servidor local deve ser utilizado o endereço IP de rede local, e em um servidor remoto deve ser utilizado o endereço IP de internet do servidor, além de ser necessário fazer um redirecionamento de portas no roteador.

Contratação de hospedagem terceirizada

  • É possível contratar um serviço de hospedagem para o banco de dados Firebird. O serviço contratado deve fornecer suporte à versão do banco de dados Firebird utilizada pelos respectivos módulos do ERP e-Suite e deve garantir uptime (garantia de tempo de funcionamento do serviço) necessário para evitar a interrupção do fornecimento do serviço. Infelizmente, a grande desvantagem em utilizar esta opção de acesso é que o banco de dados fica armazenado fora da empresa e a operação dos módulos do ERP e-Suite ficam completamente dependentes do acesso à internet e da disponibilidade da empresa contratada.

Opções nativas do Windows

  • Terminal Services - O Terminal Services é um recurso nativo do Windows. Embora seja um recurso mais antigo, pode ser útil em algumas situações. Ele permite o acesso de um computador "cliente" (com um software cliente do terminal services instalado) a um computador "servidor" (com um servidor do terminal services instalado). Ao conectar, o computador cliente poderá executar softwares no computador servidor, utilizando os recursos do computador servidor.
  • Área de trabalho remota - A área de trabalho remota também é um recurso nativo do Windows, que está presente desde o Windows XP. Ele funciona de forma idêntica ao Terminal services, exceto pelo fato de que não é necessário instalar nenhum software cliente ou servidor adicional, mas requer configurações nos computadores envolvidos. Ele funciona permitindo que um computador "cliente" seja configurado para conectar um computador "servidor", via internet ou rede local e permite que este computador cliente execute os softwares como se estivessem no computador "servidor".

Softwares de VNC

Softwares de VNC são softwares de controle remoto, ou seja, um computador acessa outro, via internet, e executa um ou vários softwares instalados no computador conectado, como se estivesse presente internamente. Softwares de controle remoto requerem que o computador cliente informe o endereço IP do computador servidor para funcionarem corretamente. Caso o computador servidor não tenha endereço IP fixo, será necessário utilizar algum software de gerenciamento de endereço IP.

Acesso remoto (via navegador)

Softwares de controle remoto acessado via navegador, ou seja, um computador cliente acessa outro, via internet, e executa um ou vários softwares instalados no computador servidor, como se estivesse presente internamente.

Acesso remoto (via software específico)

Softwares de controle remoto, ou seja, um computador acessa outro, via internet, e consegue executar várias operações no computador conectado, como se estivesse presente fisicamente.