Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Movimento: Fluxo de caixa

Esta é a operação de exibição de fluxo de caixa do módulo e-Suite::Financeiro. O fluxo de caixa é a ferramenta de exibição de dados de recebimentos e pagamentos futuros com objetivo de fornecer informações para planejamentos e para a tomada de decisões financeiras de uma empresa, a curto, médio e/ou longo prazo. Com os dados de pagamentos e recebimentos futuros é possível, por exemplo, que uma empresa visualize se as obrigações a receber serão suficientes para saldar os compromissos financeiros da empresa até o fim de um mês, se haverá receita suficiente para efetuar o pagamento das obrigações trabalhistas de final de ano, se haverão recursos suficientes para os pagamentos de início de ano, entre várias outras situações. O fluxo de caixa, desde que devidamente alimentado com as informações corretas e mais próximas da realidade possível, é a ferramenta que vai "dizer" para a empresa se ela vai sobreviver. Esta é a importância de um fluxo de caixa. Como a Techmundi Software está ciente da importância desta ferramenta, o fluxo de caixa do e-Suite::Financeiro é extremamente flexível e poderoso, e pode fornecer previsões para a tomada de decisões em quaisquer situações, em qualquer prazo necessário.

Índice de seções

Clique os links deste índice para ser direcionado rapidamente para a parte do manual onde cada seção inicia.

Operações Filtros de dados Grade de dados
Gráfico Configurações Exibição

Instruções

1 Acesse o menu "Movimento" e escolha a opção "Fluxo de caixa". Será exibida a tela de fluxo de caixa abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - fluxo de caixa
Esta tela de contém vários elementos, que serão explicados detalhadamente abaixo.


Operações

figura 2
figura 2 - operações

2 Conforme a figura 2, as operações disponíveis para o fluxo de caixa são as seguintes:

  • Relatório... - são operações relacionadas ao relatório de fluxo de caixa. As operações disponíveis são:
    1. Editar leiaute de relatório - abre a tela padrão de editor de leiaute de relatório.
    2. Visualizar relatório - exibe o relatório de visualização dos dados do fluxo de caixa na tela.
    3. Imprimir... - abre a tela padrão para seleção da impressora para imprimir o relatório de visualização dos dados do fluxo de caixa.
    IMPORTANTE O relatório de dados do fluxo de caixa é o único relatório do e-Suite::Financeiro que fica fora do menu "Relatórios", porque este relatório tem como fonte os dados exibidos na tela do fluxo de caixa, ou seja, ele exibe os dados que estão sendo exibidos na tela, da forma que estão sendo exibidos.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de fluxo de caixa. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

voltar ao índice de seções


Filtros de dados

figura 3
figura 3 - filtros de dados

Os filtros de dados servem para limitar (filtrar) os dados de contas a pagar exibidos na tela. Assim, com a quantidade de dados exibidos limitada, o tráfego de dados na rede é reduzido e a quantidade de dados visualizados fica menor, o que facilita o gerenciamento das informações.

Conforme a figura 3, os filtros de dados disponíveis são os seguintes:

  • Data inicial - quando este filtro está marcado, indica ao sistema que os dados exibidos do fluxo de caixa devem considerar a data inicial especificada e quando está desmarcado indica ao sistema que os dados devem ser exibidos sem nenhum filtro de data inicial. Quando este filtro está desmarcado, o e-Suite::Financeiro obtém os dados de contas a pagar em atraso, de contas a receber em atraso e os dados de lançamentos em contas bancárias ainda não conciliados e os agrupa nas respectivas datas anteriores, se estes dados estiverem configurados para serem exibidos. Apesar de serem dados de pagamentos e recebimentos em atraso, é importante visualizar os compromissos ainda não pagos e/ou ainda não recebidos, porque devem ser tomadas decisões para recuperação de crédito junto aos respectivos clientes e para negociação com os respectivos fornecedores necessários.
  • Data limite - esta é a data que determina o limite dos dados exibidos no fluxo de caixa. Qualquer data pode ser especificada, conforme a análise que precisa ser realizada.
  • Indexar valores - se estiver marcado, exibirá os dados de valores convertidos para o indexador especificado, considerando a cotação com data igual ou data anterior mais recente disponível. Para exibir os dados em moeda corrente, basta desmarcar este filtro.
Além dos filtros de dados localizados no alto da tela, há também os filtros da aba 3. Filtros (figura 3.1).
figura 3.1
figura 3.1 - aba de filtros
Os filtros disponíveis nesta aba, permitem filtrar os dados exibidos no fluxo de caixa por:
  • Pessoas - podem ser escolhidas uma ou mais pessoas (clientes ou fornecedores) para filtrar a exibição dos dados em que eles sejam relevantes, desde que os lançamentos de contas a pagar e/ou a de contas a receber estejam configurados para serem exibidos.
  • Contas de operação - podem ser escolhidas uma ou mais contas de operação para filtrar a exibição dos dados.
  • Centros de custos - podem ser escolhidos um ou mais centros de custos para filtrar a exibição dos dados.
  • Caixas - podem ser escolhidos um ou mais caixas para filtrar a exibição dos dados, desde que os lançamentos em caixa estejam configurados para serem exibidos.
  • Contas bancárias - podem ser escolhidas uma ou mais contas bancárias para filtrar a exibição dos dados, desde que os lançamentos em contas bancárias estejam configurados para serem exibidos.
  • Investimentos - podem ser escolhidos um ou mais investimentos e aplicações para filtrar a exibição dos dados, desde que os lançamentos de investimentos estejam configurados para serem exibidos.
  • Cartões de crédito - podem ser escolhidos um ou mais cartões de créditos para filtrar a exibição dos dados, desde que os lançamentos de cartões de crédito estejam configurados para serem exibidos.
  • Empresas - podem ser escolhidas uma ou mais entre as empresas gerenciadas para filtrar a exibição dos dados.

voltar ao índice de seções


Grade de dados

figura 4
figura 4 - grade de dados

Na grade de dados é onde são exibidos os dados dos lançamentos que compõem o fluxo de caixa.

Saldos iniciais

Os saldos iniciais são os saldos obtidos de várias origens, tendo como base a data imediatamente anterior à data inicial configurada no filtro de dados. Se a configuração de data inicial não estiver marcada, a data de referência será a data atual, e se a configuração estiver marcada, a data de referência será a data anterior à data inicial especificada. Todas as informações desta parte da tela, serão exibidas conforme as configurações feitas na aba Exibição. Os saldos iniciais são:

  • Contas correntes - é a soma dos saldos de todas as contas bancárias do tipo corrente cadastradas e ativas ou das contas especificadas nos filtros, se estiver configurado na aba Exibição para que os saldos destas fontes sejam exibidos.
  • Poupança / investimentos - é a soma dos saldos de todas as contas bancárias do tipo poupança / investimento cadastradas e ativas ou das contas especificadas nos filtros, se estiver configurado na aba Exibição para que os saldos destas fontes sejam exibidos.
  • Caixas - é a soma dos saldos de todos os caixas cadastrados e ativos ou dos caixas especificadas nos filtros, se estiver configurado na aba Exibição para que os saldos destas fontes sejam exibidos.
  • Cartões de crédito - é a soma dos saldos disponíveis de todos os cartões de crédito cadastrados e ativos ou dos cartões de crédito especificados nos filtros, se estiver configurado na aba Exibição para que os saldos destas fontes sejam exibidos.
  • Investimentos resgatáveis - é a soma dos resgates parciais ou integrais de todos os investimentos ou aplicações cadastrados e ativos ou dos investimentos ou aplicações especificados nos filtros, se estiver configurado na aba Exibição para que os saldos destas fontes sejam exibidos.
  • Saldo inicial - é o saldo total de todos os saldos iniciais. Este é o saldo de referência para os cálculos realizados no fluxo de caixa.

Dados da grade

São os dados dos lançamentos que compõem o fluxo de caixa. As colunas exibidas na grade são:

  • Data / origem - quando a linha é de um agrupamento por data, exibe a data do agrupamento, e se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, exibe o nome da origem.
  • Eventos / pessoa - quando a linha é de um agrupamento por data, exibe a quantidade de eventos agrupados na data, e se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, exibe o nome da pessoa envolvida.
  • Histórico - quando a linha é de um agrupamento por data, não exibe nenhuma informação, e se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, exibe o histórico do lançamento cadastrado.
  • Créditos - quando a linha é de um agrupamento por data, exibe a soma dos créditos na data. Se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, exibe o valor do lançamento de crédito. Se o lançamento for de débito, não exibe nenhuma informação.
  • Débitos - quando a linha é de um agrupamento por data, exibe a soma dos créditos na data. Se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, exibe o valor do lançamento de débito. Se o lançamento for de crédito, não exibe nenhuma informação.
  • Saldo do dia - quando a linha é de um agrupamento por data, exibe o resultado da operação valor total dos créditos - valor total dos débitos para a data, e se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, não exibe nenhuma informação.
  • Saldo - quando a linha é de um agrupamento por data, exibe o resultado da operação saldo do dia anterior + (valor total dos créditos do dia - valor total dos débitos do dia), e se a linha for um lançamento de alguma das origens possíveis, não exibe nenhuma informação.

Totais

São informações de somatória dos lançamentos diários, conforme a data limite especificada para o fluxo de caixa. As informações disponíveis são:

  • Créditos em atraso - é a soma total dos créditos em atraso no período especificado do fluxo de caixa.
  • Créditos em aberto - é a soma total dos créditos a vencer (em aberto) no período especificado do fluxo de caixa.
  • Débitos em atraso - é a soma total dos débitos em atraso no período especificado do fluxo de caixa.
  • Débitos em aberto - é a soma total dos débitos a vencer (em aberto) no período especificado do fluxo de caixa.
  • Saldo final - é o saldo calculado com a fórmula: saldo inicial + (créditos no período - débitos no período). Este é o saldo que estará disponível, com base nas informações cadastradas, na data limite especificada no fluxo de caixa.

voltar ao índice de seções


Gráfico de dados

figura 5
figura 5 - gráfico de dados

O gráfico de dados exibe as mesmas informações da grade de dados, porém de forma visual. O gráfico pode ser configurado para apresentar outro tipo de gráfico, para ser 3D ou 2D, enfim, há diversas configurações possíveis para o gráfico apresentado.

voltar ao índice de seções


Configurações

figura 6
figura 6 - configurações

Na aba Configurações (figura 6), estão disponíveis as seguintes configurações:

  • Destacar lançamentos com cores - quando esta configuração estiver marcada os lançamentos serão exibidos com cores e quando estiver desmarcada os lançamentos serão exibidos com a cor padrão de textos configurada no sistema operacional.
  • Detalhar eventos do fluxo de caixa - define se serão exibidos os detalhes de cada evento do fluxo de caixa. Clicando com o botão direito do mouse sobre os eventos (lançamentos), será possível visualizar seus detalhes ou até mesmo editar os respectivos lançamentos.
  • Exibir valores de documentos a pagar e receber atualizados - quando esta configuração estiver marcada, serão exibidos os valores atualizados dos lançamentos de contas a pagar ou de contas a receber que tiverem deságio, desconto, multa e juros ao dia cadastrados, conforme a sua data de vencimento. Se esta configuração estiver desmarcada, serão exibidos os valores cadastrados, independente dos lançamentos terem taxas cadastradas e da sua data de vencimento.
  • Exibir gráfico de ponto de equilíbrio - define se os valores no gráfico serão exibidos separadamente, ou seja, se os débitos e os créditos serão exibidos separadamente, para que seja possível visualizar os pontos de equilíbrio das despesas e receitas.
  • Exibir valores dos lançamentos - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa vai exibir os dados cadastrados nos lançamentos (e não os dados dos rateios, que é o padrão). Se uma conta a pagar tiver um ou mais rateios de débito (e/ou de crédito, nas versões de nível Corporativo) no mesmo lançamento, o fluxo de caixa exibirá somente um registro contendo o valor total do lançamento e a operação do lançamento (débito). Se esta configuração estiver desmarcada, o fluxo de caixa exibirá um lançamento para cada rateio, contendo o valor e a operação de cada rateio.
    ATENÇÃO Ao marcar a configuração Exibir valores dos lançamentos, os filtros de centros de custos, de contas de operação e de projetos passam a não funcionar, porque estas informações existem somente nos rateios e não nos lançamentos.
  • Na coluna de eventos... - determina quais informações devem ser exibidas na coluna de eventos. As informações possíveis são:
    1. Exibir o nome do centro de custos - que exibe o nome do centro de custos do rateio dos lançamentos.
    2. Exibir o nome da pessoa (fornecedor ou cliente) - que exibe o nome da pessoa (fornecedor ou cliente) vinculada ao lançamento, se as origens dos lançamentos forem os agendamentos, contas a pagar, contas a receber ou lançamentos em cartões de crédito. Se as origens dos lançamentos forem lançamentos em caixa ou lançamentos em contas bancárias, que não possuem nenhuma pessoa vinculada a cada lançamento, será exibido o nome do centro de custos do rateio dos lançamentos.
  • Na coluna de conta de operação... - determina quais informações devem ser exibidas na coluna de conta de operação. As informações possíveis são:
    1. Exibir o nome da conta de operação - que exibe o nome da conta de operação do rateio dos lançamentos.
    2. Exibir o histórico do lançamento - que exibe o histórico dos lanaçamentos
    3. voltar ao índice de seções


      Exibição

      figura 7
      figura 7 - configurações

      Na aba Exibição (figura 7), estão disponíveis as seguintes configurações:

      • Saldos - são configurações referentes à exibição de saldos.
        • Saldo de contas bancárias (corrente) - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa obterá os saldos das contas bancárias cadastradas e ativas, com tipo corrente, para compor o saldo inicial. Se esta configuração estiver desmarcada, os saldos das contas bancárias, com tipo corrente, não serão incluídos no saldo inicial.
        • Saldo de contas bancárias (poupança / investimentos) - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa obterá os saldos das contas bancárias cadastradas e ativas, com tipo poupança / investimento, para compor o saldo inicial. Se esta configuração estiver desmarcada, os saldos das contas bancárias, com tipo poupança / investimento, não serão incluídos no saldo inicial.
        • Saldo em caixa - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa obterá os saldos dos caixas cadastrados e ativos, para compor o saldo inicial. Se esta configuração estiver desmarcada, os saldos dos caixas não serão incluídos no saldo inicial.
        • Saldo de cartões de crédito - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa obterá os saldos disponíveis dos cartões de crédito cadastrados e ativos, para compor o saldo inicial. Se esta configuração estiver desmarcada, os saldos dos cartões de crédito não serão incluídos no saldo inicial.
        • Saldo de investimentos resgatáveis - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa obterá os valares de resgates parciais ou integrais dos investimentos ou aplicações cadastrados e ativos, para compor o saldo inicial. Se esta configuração estiver desmarcada, os valores dos resgates parciais ou integrais dos investimentos ou aplicações não serão incluídos no saldo inicial.
      • Extras - são configurações extras, também referentes à exibição dos saldos.
        • Considerar limite de crédito especial como saldo para as contas correntes - se esta configuração estiver marcada, o fluxo de caixa adicionará o valor do limite de crédito especificados em cada conta bancária aos saldos das contas bancárias cadastradas e ativas, para compor o saldo inicial. Se esta configuração estiver desmarcada, os saldos das contas bancárias não conterão os valores dos limites de crédito.
      • Lançamentos - são configurações referentes à exibição dos lançamentos. Quando as configurações estiverem marcadas, os respectivos lançamentos serão incluídos no fluxo de caixa, e quando estiverem desmarcadas, os respectivos lançamentos não serão incluídos no fluxo de caixa.
        • Lançamentos em contas bancárias (corrente) - lançamentos em contas bancárias cadastradas e ativas, com tipo corrente.
        • Lançamentos em contas bancárias (poupança / investimentos) - lançamentos em contas bancárias cadastradas e ativas, com tipo poupança / investimento.
        • Lançamentos de cartões de crédito - lançamentos de cartões de crédito cadastrados e ativos.
        • Lançamentos de contas a pagar (em aberto) - lançamentos de contas a pagar cadastradas e com vencimento futuro, ou seja, que ainda não venceram.
        • Lançamentos de contas a pagar (em atraso) - lançamentos de contas a pagar cadastradas cuja data de vencimento já ocorreu, ou seja, que estão com pagamento atrasado.
        • Lançamentos de contas a receber (em aberto) - lançamentos de contas a pagar cadastradas e com vencimento futuro, ou seja, que ainda não venceram.
        • Lançamentos de contas a receber (em atraso) - lançamentos de contas a receber cadastradas cuja data de vencimento já ocorreu, ou seja, que estão com pagamento atrasado.
        • Agendamentos futuros a crédito - lançamentos de agendamentos de crédito ativos e que estejam com período de vigência indefinido ou com vigência ativa dentro do período do fluxo de caixa.
        • Agendamentos futuros a débito - lançamentos de agendamentos de débito ativos e que estejam com período de vigência indefinido ou com vigência ativa dentro do período do fluxo de caixa.
      • Situações (contas a pagar / receber) - determina as situações de documentos de contas a pagar ou de contas a receber que devem ser exibidos. Quando as configurações estiverem marcadas, os lançamentos que estiverem com as situações definidas serão incluídos no fluxo de caixa, e quando estiverem desmarcadas, os lançamentos não serão incluídos no fluxo de caixa.
        • Previstos - lançamentos cujos documentos físicos ainda não foram recebidos.
        • Definitivos - lançamentos cujos documentos físicos já foram recebidos.
        • Indefinidos - lançamentos cuja situação não permite saber quando serão efetivamente recebidos.
        • Em protesto - lançamentos em que já houve tentativa de negociação, mas que tiveram que ser protestados judicialmente.

      voltar ao índice de seções