Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Movimento: Listas de pagamentos por crédito em conta

A operação de listas de pagamentos por crédito em conta deve ser utilizada para criar listas fixas de pessoas - cadastradas com o atributo de fornecedor, funcionário ou parceiro comercial - que deverão receber créditos em conta bancária. Podem ser criadas listas para pagamentos de funcionários, de estágiários, de repasse a colaboradores, de repasse a sócios, etc. Diferente do pagamento a fornecedores, estas listas de pagamentos por crédito em conta não dependem das contas a pagar.

Índice de seções

Clique os links deste índice para ser direcionado rapidamente para a parte do manual onde cada seção inicia.

Listas de pagamentos Itens das listas

Instruções

1 Acesse o menu "Movimento" e escolha a opção "Listas de pagamentos por crédito em conta...". Será exibida a tela de gerenciamento de listas abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - listas de pagamentos por crédito em conta

Esta tela de movimentação possui duas partes: a parte superior (dos dados das listas) e a parte inferior (dos itens de cada lista). A parte superior da tela serve para o gerenciamento das listas, que são os dados principais (figura 2). A parte inferior da tela destina-se ao gerenciamento dos itens da lista selecionada na parte superior.


Listas de pagamentos (parte superior da tela)

figura 2
figura 2 - dados principais das listas de pagamentos

Conforme a figura 2, as operações disponíveis para as listas de pagamentos são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de lista de pagamentos. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de lista de pagamentos pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de lista de pagamentos que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de lista de pagamentos selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de lista de pagamentos. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. Neste caso, a lista de pagamentos deve ser editada e deve ser desativada. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de lista de pagamentos selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de lista de pagamentos. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de lista de pagamentos. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de lista de pagamentos por crédito em conta, será exibida a tela abaixo.

figura 2.1
figura 2.1 - inclusão/alteração de listas de pagamentos

Na tela da figura 2.1 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Nome - é o nome da lista de pagamentos. Podem ser informados até 60 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Anotações - são anotações sobre a lista de pagamentos. Podem ser informados até 255 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Lista ativa - indica se o registro da lista de pagamentos está ativo, ou seja, disponível para ser selecionado nas operações necessárias. Quando um registro de lista de pagamentos por crédito em conta não está ativo, ele não aparece para ser selecionado, porém, permanece no banco de dados. Para remover (excluir) um registro de lista de pagamentos por crédito em conta, todos os itens da lista devem ser removidos antes. Somente depois que não houver nenhum item para a lista, o sistema permitirá a sua exclusão. Para manter todo o histórico de utilização do registro da lista, basta desativar o registro, desmarcando esta configuração.

voltar ao índice de seções


Itens das listas de pagamentos (parte inferior da tela)

figura 3
figura 3 - itens das listas de pagamentos

Conforme a figura 3, as operações disponíveis para o gerenciamento dos itens das listas de pagamentos são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo item à lista de pagamentos por crédito em conta que estiver selecionada na parte superior da tela.
  • Editar... - edita o registro de item da lsita de pagamentos por crédito em conta selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique na linha do registro que se deseja alterar.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de item da lista de pagamentos por crédito. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro no quadrado à esquerda de cada linha.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro do item à lista de pagamentos por crédito selecionado.

Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de item de lista de pagamentos por crédito em conta, será exibida a tela abaixo.

figura 3.1
figura 3.1 - inclusão/alteração de itens de listas de pagamentos por crédito em conta

Na tela da figura 3.1 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Favorecido - é o favorecido (pessoa) que receberá o pagamento. Somente pessoas cadastradas com o atributo de fornecedor, funcionário ou parceiro comercial, com CPF/CNPJ preenchidos e com os dados de conta bancária preenchidos, serão exibidos para seleção. Para abrir a tela de pesquisa padrão de pessoas, pode ser pressionada a tecla F12. O preenchimento é obrigatório.
  • Valor - é o valor que o favorecido receberá. Podem ser informados até 15 dígitos, com 2 casas decimais. O preenchimento é obrigatório.
  • Anotações - são anotações sobre o item da lista de pagamentos. Podem ser informados até 255 caracteres. O preenchimento é opcional.

voltar ao índice de seções