Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Centros de custos

Um centro de custos é uma unidade da empresa (uma seção, um departamento, uma pessoa ou um processo) com custos diretos que lhe possam ser atribuídos. Além dos custos diretamente associados, também lhe são atribuídas determinadas porcentagens dos custos gerais de uma empresa, permitindo assim isolar os custos totais de funcionamento dessa unidade. A criação dos centros de custo permite, desta forma, atribuir responsabilidades aos gestores de cada unidade podendo, por isso, ser também designados por centros de responsabilidade. No e-Suite::Financeiro, dois centros de custos já são adicionados, por padrão: Administrativo e Operacional, que atendem à maioria das situações. No e-Suite::Financeiro, de nível Corporativo, ainda é possível vincular os centros de custos a uma empresa, para ter o mesmo controle (mesma divisão de setores) para todas as empresas gerenciadas pelo software.

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Centros de custos...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - cadastro de centros de custos

2 Quando a tela de cadastro de centros de custos estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros deste cadastro. As operações disponíveis são:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de centro de custos. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de centro de custos pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de centro de custos que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de centro de custos selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de centro de custos. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. Neste caso, o centro de custos deve ser editado e deve ser desativado. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de centro de custos selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de centro de custos. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de centro de custos. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de centro de custos, serão exibidas as telas abaixo.

Dados básicos

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de centro de custos (dados básicos)

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Nome - deve ser informado o nome do centro de custos. Podem ser informados até 45 caracteres. O preenchimento é obrigatório.
  • Empresa - é a empresa para a qual se deseja vincular o centro de custos. Se não houver uma empresa específica vinculada ao centro de custos, o centro de custos poderá ser utilizado em qualquer empresa cadastrada, caso contrário, poderá ser utilizado somente para a empresa especificada. O preenchimento é opcional.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre o [registro]. Podem ser informados até 255 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Centro de custos ativo - indica se o registro de centro de custos está ativo para ser escolhido nas operações necessárias.

Endereço

figura 3
figura 3 - inclusão/alteração de centro de custos (endereço)

Na tela da figura 3 estão disponíveis os seguintes campos:

  • CEP - é o CEP (Código de Endereçamento Postal) do endereço que será adicionado. O campo CEP é o primeiro campo que deve ser preenchido porque se você informar o CEP do endereço e se o seu computador estiver conectado à internet, você poderá clicar o botão Pesquisar [F11] para que seja feita uma pesquisa do CEP informado em um banco de dados online específico da Techmundi Software. Se o CEP informado for encontrado, os dados de endereço, bairro e cidade/município serão preenchidos automaticamente. O preenchimento é opcional.
  • Endereço - é o endereço completo, contendo tipo de logradouro, nome do logradouro, número e o complemento, se houver. Ex.: Av. Tancredo Neves, 741 - Bloco B. Podem ser informados até 60 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Bairro - é o bairro do endereço. Podem ser informados até 30 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Cidade / município - é o município do endereço, seguido da sigla da UF. Somente municípios e estados previamente cadastrados serão exibidos nesta lista para serem selecionados. Se o município e/ou o estado ainda não estiverem cadastrados, eles devem ser adicionados para que o endereço possa ser incluído corretamente. O município e/ou o estado podem ser incluídos clicando o botão Adicionar... [F11] que é exibido ao lado direito do campo.
  • Telefone 1 - é o primeiro telefone do centro de custos. Podem ser informados até 30 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Telefone 2 - é o segundo telefone do centro de custos. Podem ser informados até 30 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Fax - é o fax do centro de custos. Podem ser informados até 30 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • CPF / CNPJ - número do CPF ou do CNPJ, caso o centro de custos seja uma obra ou qualquer entidade que tenha CPF ou CNPJ próprio. Podem ser informados até 14 números. O preenchimento é opcional.

Internet

figura 4
figura 4 - inclusão/alteração de centro de custos (internet)

Na tela da figura 4 estão disponíveis os seguintes campos:

  • E-mail - deve ser informado o endereço de e-mail do centro de custos. Podem ser informados até 60 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • URL - serve para informar a URL (endereço) de internet do centro de custos. Podem ser informados até 150 caracteres. O preenchimento é opcional.

4 Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.