Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Movimento: Indexadores

ATENÇÃO Esta operação está disponível no módulo e-Suite::Financeiro, somente na versão de nível Corporativo.

Esta é a operação de gerenciamento de lançamentos de indexadores do módulo e-Suite::Financeiro. Todas as operações relacionadas aos lançamentos de indexadores ficam concentradas nesta tela. Os indexadores são indicadores econômicos ou commodities que servem para conversão dos valores exibidos em várias telas, para um outro indicador, além da moeda oficial corrente.

Índice de seções

Clique os links deste índice para ser direcionado rapidamente para a parte do manual onde cada seção inicia.

Operações Lançamentos Filtros de dados
Grade de dados Gráfico  

Instruções

1 Acesse o menu "Movimento" e escolha a opção "Indexadores". Será exibida a tela de gerenciamento de lançamentos de indexadores abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - gerenciamento de indexadores

Esta tela de gerenciamento de indexadores contém vários elementos, que serão explicados detalhadamente abaixo.


Operações

figura 1.1
figura 1.1 - operações

2 Conforme a figura 1.1, as operações disponíveis para os lançamentos de indexadores são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de lançamento de indexador. Se já houverem muitos dados cadastrados, é necessário tentar localizar o registro de lançamento de indexador pelo seu nome (ou por qualquer outro campo cuja informação seja conhecida), antes de adicionar um novo registro. Se a informação de lançamento de indexador que precisa ser adicionada já estiver cadastrada, o registro deve ser localizado e alterado e não deve ser adicionado novamente. A tecla de atalho para esta operação é F5.
  • Editar... - edita o registro de lançamento de indexador selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro, pode ser feito um duplo clique no registro (na linha) que se deseja alterar. A tecla de atalho para esta operação é F6.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de lançamento de indexador. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro existente, no quadrado que fica à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + Del.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de lançamento de indexador selecionado.
  • Localizar... - localização de registros de lançamento de indexador. Esta operação abrirá a tela padrão de localização de registros, que permitirá fazer a busca de uma informação em um ou mais campos de dados. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + L.
  • Atualizar - atualiza a lista de registros de lançamento de indexador. Esta operação deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação. As teclas de atalho para esta operação são CTRL + F4.

voltar ao índice de seções


Lançamentos de indexadores

3 Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum lançamento de indexador, será exibida a tela abaixo.

figura 2
figura 2 - inclusão/alteração de lançamento de indexadores

Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:

  • Indexador - é o indexador ao qual o lançamento está vinculado. O preenchimento é obrigatório.
  • Data - é a data da cotação do indexador. O preenchimento é obrigatório.
  • Hora - é a hora da cotação do indexador. Com esta informação, é possível adicionar mais de uma cotação em uma mesma data. O preenchimento é obrigatório.
  • Índice / cotação - é o valor da cotação do indexador. Podem ser informados até 15 dígitos com até 4 dígitos decimais. O preenchimento é obrigatório.

voltar ao índice de seções


Filtros de dados

figura 1.2
figura 1.2 - filtros de dados

Os filtros de dados servem para limitar (filtrar) os dados de lançamentos de indexadores exibidos na tela. Assim, com a quantidade de dados exibidos limitada, o tráfego de dados na rede é reduzido e a quantidade de dados visualizados fica menor, o que facilita o gerenciamento das informações.

Conforme a figura 1.2, os filtros de dados disponíveis são os seguintes:

  • Data inicial - quando este filtro está marcado, indica ao sistema que os dados exibidos devem considerar a data inicial especificada e quando está desmarcado indica que os dados devem ser exibidos sem nenhum filtro de data inicial.
  • Data final - quando este filtro está marcado, indica ao sistema que os dados exibidos devem considerar a data final especificada e quando está desmarcado indica que os dados devem ser exibidos sem nenhum filtro de data final.
  • Indexador - é o indexador que está sendo gerenciado. O e-Suite::Financeiro permite exibir os dados de somente um indexador por vez, porém, é possível abrir mais de uma janela com a operação de gerenciamento de indexadores ao mesmo tempo.

voltar ao índice de seções


Grade de dados

figura 1.3
figura 1.3 - grade de dados

Na grade de dados é onde são exibidos os dados dos lançamentos em caixa gerenciados. Os campos exibidos na grade são:

  • Data - é a data do lançamento cadastrado.
  • Hora - é a hora do lançamento cadastrado.
  • Índice / cotação - é o valor da cotação do lançamento cadastrado.
  • Cadastrado em - é a data em que o registro foi cadastrado.
Caso seja necessário visualizar os dados completos do lançamento, basta dar clique duplo na linha (registro) desejado, ou basta clicar na linha (e não no quadrado à esquerda da linha) e clicar o botão Editar... ou no botão Detalhes.

voltar ao índice de seções


Gráfico de dados

figura 1.4
figura 1.4 - gráfico de dados

O gráfico de dados exibe as mesmas informações da grade de dados, porém de forma visual. O gráfico pode ser configurado para apresentar outro tipo de gráfico, para ser 3D ou 2D, enfim, há diversas configurações possíveis para o gráfico apresentado.

voltar ao índice de seções