Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Conciliação bancária via arquivos OFX/OFC

Os arquivos OFX (formato padrão do Microsoft Money) e OFC (formato padrão do Intuit Quicken) são fornecidos pela maioria dos bancos ativos no Brasil. O e-Suite::Financeiro consegue importar (ler) os dados destes arquivos para fazer uma conciliação semi-automática, que deve ser feita conforme as instruções abaixo.

Instruções resumidas

Na tela de Conciliação bancária, você deve escolher o formato do arquivo, informar qual será o arquivo que será lido (arquivo OFC/OFX) e deve escolher a conta bancária. Depois, você deve clicar o botão "Carregar arquivo". Feito isto, o sistema vai comparar os lançamentos do arquivo OFC/OFX (ou CNAB) e vai exibir os cheques (já lançados no sistema e encontrados no arquivo OFC/OFX) que podem ser baixados na aba "Cheques a compensar". Você deve marcar (no quadrinho à esquerda) os cheques que serão compensados (conciliados) para que eles sejam efetivados ao final da operação. Na aba "Créditos não encontrados", o sistema vai listar os lançamentos (constantes no extrato OFC/OFX) que não foram encontrados lançados no sistema (seja por motivo de data diferente - mui to comum nos bancos, número de documento, etc), para que você decida o que deve ser feito. Se um lançamento consta no extrato e realmente não foi lançado no sistema, você deve clicar neste registro (sobre a linha) e deve clicar o botão "Ratear" para fazer o rateio para o lançamento (como se você estivesse adicionando um novo lançamento). Se um lançamento consta no extrato mas você sabe que ele já foi lançado no sistema e está com dados divergentes, você deve clicar neste registro (sobre a linha) e deve clicar o botão "Mapear", que como o próprio nome diz, vai "dizer" ao e-Suite::Financeiro que aquele lançamento do extrato se refere a outro já existente, para que o lançamento existente seja marcado como conciliado. O mesmo ocorre com os dados da aba "Débitos não en contrados". Depois que você mapear e/ou ratear os lançamentos do extrato, clique o botão "Efetivar operações" e o sistema se encarregará de baixar e/ou adicionar os lançamentos do extrato.

Instruções detalhadas

1. Para carregar um arquivo OFC/OFX, você deve obter o arquivo junto ao banco da sua conta.
2. No e-Suite::Financeiro, você deve acessar o menu "Movimento", escolher a opção "Contas bancárias", e depois, deve clicar o botão "Conciliar...". Serão apresentadas as telas abaixo, contendo os campos descritos.



1. Formato do arquivo - Campo para a escolha do formato do arquivo. Aqui você seleciona o formato OFX ou OFC, conforme o extrato da sua conta. Se você estiver utilizando o e-Suite::Financeiro Corporativo, estarão disponíveis os formatos Bradesco CNAB 200 e Bradesco CNAB 240 para serem importados.
2. Arquivo de extrato - Nome do arquivo no formato escolhido, que será lido (processado, importado).
3. Detectar conta - Em alguns casos, os dados do arquivo OFX/OFC podem identificar a conta automaticamente. Você pode clicar este botão para que o sistema encontre a que conta se referem os dados do extrado.
4. Conta bancária - É a conta para a qual, os dados do extrato serão importados. Se você clicou o botão "Detectar conta" e se o sistema conseguiu identificar a conta com base nos dados do extrato, este campo já estará preenchido. Se você não clicou o botão "Detectar conta" ou se o sistema não tiver conseguido identificar a conta cadastrada pelos dados do extrato, escolha a conta bancária para onde os dados serão importados.
5. Carregar arquivo - Depois que o formato do arquivo tiver sido escolhido, depois que o arquivo a ser lido tiver sido escolhido e depois que você tiver escolhido a conta bancária, você deve clicar este botão para iniciar a leitura dos dados do arquivo especificado.
6. Cheques a compensar - Aba onde serão apresentados os dados dos cheques que o e-Suite::Financeiro conseguir identificar (comparar com os lançamentos efetuados) e que estiverem marcados como compensados no extrato, e portanto, estarão prontos para o sistema baixar.
7. Créditos não compensados - Aba onde serão colocados os lançamentos a crédito que constarem no extrato mas que o sistema não conseguir localizar entre os lançamentos da conta selecionada, e que necessitarão ser mapeados ou rateados, conforme a situação.
8. Débitos não compensados - Aba onde serão colocados os lançamentos a débito que constarem no extrato mas que o sistema não conseguir localizar entre os lançamentos da conta selecionada, e que necessitarão ser mapeados ou rateados, conforme a situação.
9. Lista de cheques a compensar - Local onde serão apresentados os cheques que o sistema conseguir identificar automaticamente e que puderem ser compensados.



10. Ratear - Opção para ratear o lançamento de crédito não encontrado, que equivale a fazer o rateio de um novo lançamento, pois o registro será adicionado ao sistema.
11. Mapear - Opção para mapear um lançamento de crédito não encontrado, que o sistema não identificou automaticamente, mas que já foi efetivamente lançado no sistema. Neste caso, o mapeamento literalmente vai vincular o lançamento do extrato ao lançamento do sistema e vai baixar o lançamento do sistema.
12. Opções - Outras opções para manipulação dos dados de créditos não encontrados.
13. Lista de créditos não encontrados - Nesta área serão apresentados os dados dos créditos não encontrados. Se um crédito não foi encontrado nos lançamentos da conta selecionada, este lançamento deve ser mapeado ou rateado, conforme a situação.



14. Ratear - Opção para ratear o lançamento de débito não encontrado, que equivale a fazer o rateio de um novo lançamento, pois o registro será adicionado ao sistema.
15. Mapear - Opção para mapear um lançamento de débito não encontrado, que o sistema não identificou automaticamente, mas que já foi efetivamente lançado no sistema. Neste caso, o mapeamento literalmente vai vincular o lançamento do extrato ao lançamento do sistema e vai baixar o lançamento do sistema.
16. Opções - Outras opções para manipulação dos dados de débitos não encontrados.
17. Lista de débitos não encontrados - Nesta área serão apresentados os dados dos débitos não encontrados. Se um débito não foi encontrado nos lançamentos da conta selecionada, este lançamento deve ser mapeado ou rateado, conforme a situação.

Então, você deve fazer o seguinte:

- Escolha o formato do arquivo que o banco lhe forneceu
- Informe qual será o arquivo que será lido (arquivo OFC/OFX)
- Escolha a conta bancária
- Clique o botão Carregar arquivo
- O sistema vai comparar os lançamentos do extrato em formato OFC/OFX (ou CNAB) e vai exibir os dados nas respectivas abas.
- Os cheques a compensar (já lançados no sistema e encontrados no arquivo OFC/OFX) que podem ser baixados, serão exibidos na aba "Cheques a compensar". Você deve marcar (no quadrinho à esquerda) os cheques que serão compensados (conciliados) para que eles sejam efetivados ao final da operação.
- Na aba "Créditos não encontrados", o sistema vai listar os lançamentos (constantes no extrato OFC/OFX) que não foram encontrados lançados no sistema (seja por motivo de data diferente - muito comum nos bancos, número de documento, etc), para que você decida o que deve ser feito. Se um lançamento constar no extrato e realmente não tiver sido lançado no sistema, você deve clicar neste registro (sobre a linha) e deve clicar o botão "Ratear" para fazer o rateio para o lançamento (como se você estivesse adicionando um novo lançamento). Se um lançamento constar no extrato mas você souber que ele já foi lançado no sistema e está com dados divergentes, você deve clicar neste registro (sobre a linha) e deve licar o botão "Mapear", que como o próprio nome diz, vai "dizer" ao e-Suite::Financeiro que aquele lançamento do extrato se refere a outro já existente, para que o lançamento existente seja marcado como conciliado.
- O mesmo ocorrerá com os dados da aba "Débitos não encontrados".
- Depois que você mapear e/ou ratear todos os lançamentos de créditos ou débitos não encontrados do extrato, clique o botão "Efetivar operações" e o sistema se encarregará de baixar e/ou adicionar os lançamentos do extrato.