Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Como funciona a integração entre o e-Suite::Financeiro e o Softcheque

O e-Suite::Financeiro e o Softcheque, ambos fabricados pela Techmundi Software, funcionam de forma integrada. A integração é feita com o e-Suite::Financeiro gerando um arquivo de cheques que devem ser impressos e o Softcheque importando este arquivo e colocando os cheques na fila de impressão, para que sejam impressos posteriormente. Todos os cheques emitidos no ato da baixa de contas a pagar ou lançados diretamente nas contas bancárias, que tenham operação "débito", tipo "cheque" e que tenham o número do cheque informado, poderão ser exportados para o Softcheque, A integração funciona da seguinte forma:

No e-Suite::Financeiro...

  1. Acesse o menu "Movimento" e escolha a opção "Exportação de cheques emitidos..." (figura 1).

    figura 1
    figura 1

  2. Todos os cheques que atenderem as condições de exportação (cheques emitidos no ato da baixa de contas a pagar ou lançados diretamente nas contas bancárias, que tenham operação "débito", tipo "cheque" e que tenham o número do cheque informado), e que estiverem entre o período de emissão especificado, estarão disponíveis para serem exportados. (figura 2).

    figura 2
    figura 2

  3. Se algum destinatário precisar ser informado ou alterado (somente para a exportação), clique na linha (registro) do cheque que precisa ser alterado e clique o botão "Destinatário...".

  4. Se alguma referência precisar ser informada ou alterada (somente para a exportação), clique na linha (registro) do cheque que precisa ser alterado e clique o botão "Referência...".

  5. Escolha o padrão (formato) de exportação desejado (recomendamos manter o formato "CSV").

  6. Após ter alterado todos os cheques necessários, se houverem, marque todos os cheques que devem ser exportados clicando os quadros à esquerda de cada linha e clique o botão "Exportar". Somente os cheques marcados (nos quadros) serão exportados.

  7. Ao clicar o botão "Exportar", uma tela será aberta para que você informe o local onde o arquivo será criado e o nome do arquivo que será criado. Anote estas informações, pois você vai precisar encontrar o arquivo posteriormente, para importá-lo no Softcheque.


No Softcheque...

  1. Acesse o menu "Ferramentas" e escolha a opção "Importar cheques emitidos..." (figura 3).

    figura 3
    figura 3

  2. Será aberta a tela de importação de cheques emitidos (figura 4).

    figura 4
    figura 4

  3. Na tela de importação de cheques emitidos, selecione o arquivo que deverá ser importado (este é o arquivo que foi exportado pelo e-Suite::Financeiro), escolha a conta bancária para a qual os cheques importados do arquivo serão vinculados, escolha o formato do arquivo (se você seguiu a orientação de manter o formato sugerido "CSV", escolha a opção "3. Formato CSV", caso contrário, escolha o formato que foi utilizado na exportação no e-Suite::Financeiro) e clique o botão "Iniciar". O processamento vai exibir a quantidade total de cheques lidos do arquivo, a quantidade de cheques que foram adicionados corretamente e a quantidade de cheques que foram ignorados, por algum motivo.

  4. E finalmente, acesse o menu "Movimento", escolha a opção "Fila de cheques emitidos..." (figura 5), ajuste o período de datas e escolha a conta bancária (a mesma escolhida no procedimento de importação dos cheques emitidos) para que os cheque sejam exibidos e então, marque os cheques que deverão ser impressos nos quadros (à esquerda de cada linha) e imprima os cheques.

    figura 5
    figura 5