Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Arquivos: Fabricações

O cadastro de fabricações é o cadastro que, literalmente, faz todo o sistema funcionar. É neste cadastro que as empresas devem registrar todos os produtos que são fabricados, e depois, devem cadastrar os componentes (que são os produtos e/ou serviços utilizados na fabricação) e as etapas (em que o produto deve percorrer para ser fabricado) de cada produto (figura 1).

Instruções

1 Acesse o menu "Arquivos" e escolha a opção "Fabricações". Será exibida a tela abaixo (figura 1).

figura 1
figura 1 - fabricações

Este cadastro possui uma tela diferente das telas padrão, pois ele possui uma parte de dados principais, que é a parte superior da tela (figura 2) e possui a parte dos dados relacionados (vinculados) aos dados principais, que ficam na parte inferior da tela (figura 4 e figura 6). Ou seja, devem ser cadastrados os dados principais da fabricação utilizando as operações da parte superior da tela (figura 2) e depois, deve ser selecionada a fabricação para então, adicionar os dados de componentes (produtos e/ou serviços) vinculados a cada fabricação, na aba 1. Componentes localizada na parte inferior da tela (figura 4) e adicionar os dados das etapas em que o produto a fabricar deverá percorrer, na aba 2. Etapas, também localizada na parte inferior da tela (figura 6).

2 Quando a tela de cadastro de fabricações estiver aberta, poderão ser gerenciados os registros principais e os dados vinculados aos registros principais deste cadastro.

Dados principais (parte superior da tela)

figura 2
figura 2 - dados principais da fabricação

Conforme a figura 2, as operações disponíveis para os dados principais são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de fabricação. Cada produto que a empresa precisar fabricar, deve ser cadastrado como uma fabricação. É importante ressaltar que todos os produtos que devem ser fabricados, devem estar previamente cadastrados no módulo e-Suite::Estoque, onde as informações detalhadas dos produtos são cadastradas. Se a lista de fabricações for muito extensa, recomenda-se tentar localizar a fabricação pelo seu nome (ou por algum outro termo disponível), antes de adicionar um novo registro. Se a fabricação já existir, o registro deve ser alterado e não deve ser adicionado novamente.
  • Editar... - edita o registro de fabricação selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro de fabricação, pode ser feito um duplo clique na linha do registro que se deseja alterar.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de fabricação. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro de fabricação no quadrado à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) tiver alguma informação vinculada (na parte inferior da tela) ou se já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído. Neste caso, a fabricação deve ser editada e deve ser desativada.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de fabricação selecionado.
  • Localizar - localização de registros de fabricações.
  • Atualizar - atualiza os dados do cadastro. Deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
  • Fechar - encerra a operação.

Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum registro de fabricação, será exibida a tela abaixo (figura 3).

figura 3
figura 3 - inclusão/alteração de fabricação

Nesta tela (figura 3) estão disponíveis os seguintes campos:

  • Produto final (produto que será fabricado) - deve ser escolhido um produto (não um serviço) que será fabricado. Para ajudar, pode ser pressionada a tecla F12 que abre a tela de localização de produtos. Preenchimento obrigatório.
    IMPORTANTE O produto que deverá ser escolhido, já deve ter sido cadastrado previamente no módulo e-Suite::Estoque.
  • Prefixo - é um conjunto de até 5 (cinco) caracteres que comporá o número de controle dos lotes de fabricação. Cada vez que um novo lote de fabricação for adicionado, o prefixo permanecerá inalterado, o número será incrementado e o sufixo permanecerá inalterado. Assim, será criado um número de controle exclusivo para cada lote de fabricação. Podem ser informados até 5 caracteres. O preenchimento é opcional, porém, se for preenchido, não podem haver duas fabricações com o mesmo prefixo e sufixo.
  • Número - é um número que comporá o controle dos lotes de fabricação, juntamente com o prefixo e o sufixo. Cada vez que um novo lote de fabricação for adicionado, o prefixo permanecerá inalterado, o número será incrementado e o sufixo permanecerá inalterado. Assim, será criado um número de controle exclusivo para cada lote de fabricação. Podem ser informados até 9 dígitos. O preenchimento é obrigatório.
  • Sufixo - é um conjunto de até 5 (cinco) caracteres que comporá o número de controle dos lotes de fabricação. Cada vez que um novo lote de fabricação for adicionado, o prefixo permanecerá inalterado, o número será incrementado e o sufixo permanecerá inalterado. Assim, será criado um número de controle exclusivo para cada lote de fabricação. Podem ser informados até 5 caracteres. O preenchimento é opcional, porém, se for preenchido, não podem haver duas fabricações com o mesmo prefixo e sufixo.
  • Validade (em dias) - é o prazo de validade do produto fabricado, em dias. Esta informação deve ser preenchida somente para produtos que possuam prazo de validade. Se o produto não tiver prazo de validade, ou seja, se a validade for indeterminada, deve ser informado 0 (zero). Podem ser informados até 6 dígitos. O preenchimento é opcional.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre a fabricação. Podem ser informados até 512 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Descrição técnica - pode ser informada a descrição técnica da fabricação. O texto que pode ser informado é ilimitado. O preenchimento é opcional.
  • Orientações para fabricação - são orientações gerais para a fabricação, que serão exibidas para os operadores de linha de produção, que deverão utilizar esta informação para realizar seus respectivos trabalhos. Podem ser informados até 512 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Fabricação ativa - indica se o registro de fabricação está ativo. Quando uma fabricação tiver sido utilizada em alguma parte do sistema, a fabricação não poderá ser excluída. Então, será necessário desativar a fabricação, para que ela não apareça mais para ser selecionada nas operações.

Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.

Componentes das fabricações (parte inferior da tela)

figura 4
figura 4 - componentes das fabricações

Conforme a figura 4, as operações disponíveis para os componentes das fabricações são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de componente de fabricação. O componente da fabricação pode ser um produto ou um serviço. Com este modelo de cadastro é possível especificar todos os componentes necessárias a cada fabricação. Assim como ocorre com o produto final (produto que será fabricado), os componentes das fabricações também devem estar previamente cadastrados no módulo e-Suite::Estoque. Se a lista de componentes da fabricação for muito extensa, recomenda-se tentar localizar o componente de fabricação pelo seu nome, antes de adicionar um novo registro. Se o componente de fabricação já existir, o registro deve ser alterado e não adicionado novamente.
  • Editar... - edita o registro de componente de fabricação selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro de componente de fabricação, pode ser feito um duplo clique na linha do registro que se deseja alterar.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de componentes da fabricação. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro de componente de fabricação no quadrado à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de componente de fabricação selecionado.
  • Localizar - localização de registros de componentes da fabricação.

Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar algum componente da fabricação, será exibida a tela abaixo (figura 5).

figura 5
figura 5 - inclusão/alteração de componente de fabricação

Nesta tela (figura 5) estão disponíveis os seguintes campos:

  • Produto ou serviço que será utilizado - deve ser escolhido um produto ou um serviço que será utilizado na fabricação selecionada. Para abrir a tela de localização de produtos, pode ser pressionada a tecla F12. O preenchimento é obrigatório.
  • Quantidade - é a quantidade do produto ou serviço que será utilizada na fabricação selecionada. Podem ser informados até 15 dígitos na parte inteira e até 3 dígitos na parte fracionária. O preenchimento é obrigatório.
    IMPORTANTE A quantidade informada deve corresponder a uma unidade do produto que deve ser fabricado. Informando a quantidade correspondente a uma unidade do produto que deve ser fabricado, os cálculos necessários serão feitos corretamente, e será possível ter uma ficha técnica completa de cada fabricação.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre o componente da fabricação. Podem ser informados até 512 caracteres. O preenchimento é opcional.

Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.

Etapas das fabricações (parte inferior da tela)

figura 6
figura 6 - etapas de fabricações

Conforme a figura 6, as operações disponíveis para as etapas das fabricações são as seguintes:

  • Adicionar... - adiciona um novo registro de etapa de fabricação. Com este modelo de cadastro é possível especificar todas as etapas necessárias a cada fabricação. O detalhe importante nesta informação de etapa de fabricação é que não há necessidade de especificar uma ordem para cada etapa, justamente porque, pela utilização de métodos de análise e melhoria de produtividade, uma etapa pode ser percorrida em ordem diferente. Se a lista de etapas da fabricação for muito extensa, recomenda-se tentar localizar a etapa de fabricação pelo seu nome, antes de adicionar um novo registro. Se a etapa de fabricação já existir, o registro deve ser alterado e não adicionado novamente.
  • Editar... - edita o registro de etapa de fabricação selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro de etapa de fabricação, pode ser feito um duplo clique na linha do registro que se deseja alterar.
  • Apagar... - apaga um ou mais registros de etapas da fabricação. Para que a operação de exclusão fique habilitada, é necessário marcar pelo menos um registro de componente de fabricação no quadrado à esquerda de cada linha. Se o registro que vai ser apagado (excluído) já tiver sido utilizado em algum lançamento, o sistema não permitirá que ele seja excluído.
  • Detalhes - exibe os detalhes do registro de etapa de fabricação selecionado.
  • Localizar - localização de registros de etapas da fabricação.

Ao clicar os botões Adicionar... ou Editar... para adicionar ou editar alguma etapa da fabricação, será exibida a tela abaixo (figura 7).

figura 7
figura 7 - inclusão/alteração de etapa de fabricação

Nesta tela (figura 7) estão disponíveis os seguintes campos:

  • Etapa - deve ser escolhida a etapa pela qual o processo de fabricação deve passar. Cada fabricação pode ter uma quantidade diferente e específica de etapas, e nenhuma etapa requer que seja informada uma ordem específica para ocorrer. Para abrir a tela de localização de etapas, pode ser pressionada a tecla F12. O preenchimento é obrigatório.
  • Duração - é o tempo de duração, em segundos (parte inteira) e milisegundos (parte decimal), da fabricação de uma unidade do produto na etapa especificada. Podem ser informados até 15 dígitos na parte inteira e até 3 dígitos na parte fracionária. O preenchimento é obrigatório.
    IMPORTANTE A duração informada deve corresponder a uma unidade do produto que deve ser fabricado, somente na etapa especificada. Informando a duração correspondente a uma unidade do produto, na etapa específica, os cálculos necessários serão feitos corretamente, e será possível ter uma ficha técnica completa de cada fabricação.
  • Anotações - serve para informar alguma anotação sobre a etapa da fabricação. Podem ser informados até 255 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Orientações gerais para fabricação - serve para informar qualquer orientação específica para a fabricação, na etapa especificada. Estas orientações serão exibidas para os operadores de linha de produção, quando a fabricação estiver na etapa especificada. Os operadores das outras etapas não visualizarão estas orientações. Podem ser informados até 512 caracteres. O preenchimento é opcional.
  • Etapa de fabricação ativa - indica se a etapa de fabricação está ativa. Se, por qualquer motivo, uma fabricação deixar de passar por alguma etapa, mas a etapa já tiver sido utilizada em alguma parte do sistema, a etapa de fabricação não poderá ser excluída. Então, será necessário desativar a etapa de fabricação, para que ela não apareça mais para ser selecionada nas operações.

Quando as informações tiverem sido completadas, clique o botão Gravar para efetivar a gravação dos dados ou clique Cancelar para cancelar a operação.