Tutoriais

Manuais / tutoriais

Manuais, tutoriais e ajuda geral. Escolha a categoria (à direita) para ser direcionado para o grupo de documentações disponíveis.

Operação de backup desativada

Quando o Softcheque é instalado em um servidor e em pontos de rede local (clientes de rede), a operação de backup não fica disponível nos pontos de rede, porque o banco de dados do software está localizado em um computador diferente do local, e não pode ser copiado diretamente.

Nesta situação, o backup (cópia de segurança) do banco de dados do Softcheque só pode ser realizado no servidor, através do acesso ao menu "Ferramentas", opção "Backup (cópia de segurança)", se o arquivo executável do Softcheque tiver sido instalado no servidor. No momento do início da operação de backup, o Softcheque não pode estar aberto (nem mesmo minimizado) em nenhum ponto de rede, ou a operação de backup pode corromper (danificar) o banco de dados do programa.

Se o arquivo executável do Softcheque não tiver sido instalado no servidor, que ocorre quando é feita a instalação para servidor dedicado, o arquivo do banco de dados deve ser copiado manualmente ou pode ser incluído em alguma rotina de backup já existente no servidor. O nome do arquivo do banco de dados é "c:\Softcheque5\ScqDB.fdb" (ou "c:\Arquivos de programas\Softcheque5\ScqDB.fdb"). No momento da cópia do arquivo do banco de dados, o Softcheque não pode estar aberto (nem mesmo minimizado) em nenhum ponto de rede, ou a operação de cópia pode corromper (danificar) o banco de dados do programa.

Para saber se o Softcheque está sendo executado em um ponto de rede local, basta acessar o menu "Ajuda", escolher a opção "Informações do banco de dados" e verificar o conteúdo da configuração "database". Se a configuração iniciar com um endereço TCP/IP, como "192.168.0.1:c:\Softcheque5\ScqDB.fdb", por exemplo, a existência do endereço IP indica que o programa está sendo executado em um ponto de rede local, e portanto, a operação de backup fica realmente desativada.