Segurança: Acesso às operações
Finalmente, depois que os grupos e os usuários tiverem sido cadastrados, e depois que os usuários tiverem sido vinculados a um ou mais grupos, poderão ser feitas as definições de acesso às operações no Softcheque.
Instruções
1 Acesse a menu "Arquivos", escolha a opção "Segurança..." e escolha a opção "Acesso às operações...". Será exibida a tela de cadastro abaixo (figura 1).
figura 1 - acesso às operações
2 Quando a tela de acesso às operações estiver aberta (figura 1), você encontrará uma lista de categorias (que são as linhas verdes) e de operações que poderão ter o seu acesso configurado (definido). Quando se define que uma operação seja permitida a um ou mais grupos, está sendo determinado que todos os usuários que estiverem vinculados aos grupos que tem permissão de acesso, poderão acessar as respectivas operações, e portanto, os usuários vinculados aos grupos que não tem permissão de acesso, não poderão acessar as respectivas operações. É um conceito muito simples. As operações disponíveis são:
- - edita o registro de acesso às operações selecionado (que estiver em foco). Para editar o registro pode ser feito um duplo clique na linha do registro que se deseja alterar.
- - exibe os detalhes do registro de acesso às operações selecionado.
- - localização de registros de acesso às operações.
- - atualiza os dados do cadastro. Deve ser utilizada somente quando o software estiver configurado para não atualizar os dados automaticamente.
- - encerra a operação.
3 Se você clicar nas categorias (linhas verdes), o botão vai ficar desabilitado, porque não é possível definir a permissão de acesso para uma categoria. Se você clicar em uma operação, bastará clicar o botão (figura 1) para ver a tela com as definições (permissões) de acesso à operação escolhida (figura 2).
figura 2 - definição de acesso à operação
Na tela da figura 2 estão disponíveis os seguintes campos:
- Categoria - exibe o nome da categoria da operação escolhida.
- Operação - exibe o nome da operação que foi escolhida, para que você verifique se está editando a operação correta.
- Dias e horários de acesso - você poderá definir em que dias e horários, os usuários vinculados aos grupos que tem permissão de acesso poderão executar a respectiva operação. Cada dia que a operação puder ser executada, deve ser marcado, e para cada dia você poderá definir um horário inicial e um horário final para que a operação seja executada.
- Grupos que podem acessar esta operação - define, de forma bastante simples, quais grupos de usuários terão permissão de acesso à operação. Os usuários vinculados ao grupos que estiverem marcados, poderão executar a operação. Os usuários vinculados aos grupos que não estiverem marcados, não poderão executar a operação. Há somente duas exceções a serem consideradas:
- Se o usuário estiver com a configuração "Acesso irrestrito (total) ao sistema" marcada, ele poderá acessar qualquer operação do software, independente de estar vinculado a um grupo que tem permissão de acesso ou não.
- Se um usuário estiver vinculado a um grupo que tem permissão de acesso à a operação e se estiver vinculado também a um grupo que não tem permissão de acesso à operação, este usuário poderá executar a operação.
Informações importantes
- Todas as operações da categoria "Principal" vão determinar se as operações exibidas nos menus do software, estarão disponíveis para serem acessadas ou se estarão indisponíveis para o usuário logado.
- Todas as demais categorias, referem-se a operações que serão encontradas depois que o usuário acessá-las nos menus do software.
- Se um usuário não puder nem mesmo ver os lançamentos de uma determinada parte do sistema, ele não deve ter acesso à opção nos menus do software, e portanto, a operação da categoria "Principal" não deve estar permitida ao grupo ao qual este usuário está vinculado.
- As definições de acesso realizadas serão aplicadas somente quando o usuário efetuar o próximo login ao sistema.